Evento promovido pelo grupo Guardiões de Sementes Crioulas de Piên reuniu agricultores, estudantes, professores e visitantes
Foi realizada em Piên, na localidade de Campina dos Crespins, na última semana, a 3ª Festa das Sementes Crioulas, celebrando a partilha e a preservação da agrobiodiversidade. Estiveram reunidos agricultores, estudantes, professores e visitantes de outros municípios.
A promoção foi do grupo Guardiões de Sementes Crioulas de Piên. Segundo os organizadores, a festa reafirmou a importância da agrobiodiversidade e da transmissão intergeracional de conhecimentos, fundamentais para manter viva a cultura local e garantir a soberania alimentar.
A programação contou com a participação da Rede de Sementes da Agroecologia, da Associação Brasileira de Amparo à Infância (Abai), da Escola do Campo Santa Isabel, das graduandas do IFPR em Educação do Campo, da Casa da Semente de Mandirituba, da Banda Mãe Terra e do Grupo Solo Vida, ligado à rede Ecovida.
O grupo lembra que o primeiro encontro ocorreu em 2020 na comunidade de Poço Frio e, desde então, anualmente eles se encontram para partilhar as sementes e fortalecer práticas de preservação ambiental.
Nesta edição, o evento destacou também a educação ambiental, envolvendo todas as escolas do município. A organização enfatiza que a Escola Santa Isabel já desenvolve trabalhos de preservação de árvores nativas e sementes com os alunos.
Outro destaque é que, durante o evento, a alimentação foi preparada apenas com produtores de agricultores do grupo, reforçando o vínculo com a produção local. A festa atraiu também moradores de cidades vizinhas, ampliando a rede de trocas de saberes e sementes.
📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.