Maria Clara Bisinella Cordeiro da Cruz foi selecionada para o curso de Odontologia na Universidade Estadual de Maringá por meio do Aprova Paraná Universidades, que garante que vagas sejam destinadas a alunos concluintes de escolas públicas que realizaram a Prova Paraná Mais a partir de 2024
Estudantes da rede estadual de ensino têm mais uma ferramenta para ingressar no ensino superior. Trata-se do Aprova Paraná Universidades, um sistema de gestão de inscrições das universidades estaduais que visa democratizar o acesso ao ensino superior, garantindo que 20% das vagas sejam destinados a alunos de escolas públicas que realizaram a Prova Paraná Mais a partir de 2024.
O Paraná Mais foi instituído como meio de acesso às vagas ofertadas pelas universidades estaduais do Paraná, desenvolvido para ser intuitivo e acessível, facilitando o processo de inscrição, acompanhamento e seleção dos candidatos que se enquadram nas cotas de escola pública, alinhando-se com a política de inclusão das universidades estaduais.
Aos 18 anos, a jovem Maria Clara Bisinella Cordeiro da Cruz, de Tijucas do Sul, celebra sua seleção para o curso de Odontologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM). “Foi incrível receber a notícia, e tenho tido muito apoio de amigos e familiares, todos me encorajando e acreditando em mim, assim como faziam quando eu estava estudando”, relata.
Segundo Maria Clara, que estudou no Colégio Estadual do Campo Professora Kamilla Pivovar da Cruz, foi um período de intensa preparação para que pudesse ter acesso à faculdade. “Eu fiz um cursinho presencial em Curitiba, se chama Cursinho Solidário, ele ajuda alunos de baixa renda a conseguirem vagas nas universidades. Eu saia de casa às 16h30 e chegava 00h30, de segunda a sexta. Fui aprovada em Administração na universidade FAE, e também em Odontologia na Universidade Positivo pelo ProUni com bolsa de 100% com a nota do Enem. Já tinha começado os estudos na UP, mas quando recebi a notícia da aprovação na UEM não pensei duas vezes e já realizei a matrícula lá”, conta.
Se preparando para dar início aos estudos na UEM no próximo dia 31, a jovem tijuquense, que viaja hoje para Maringá, fala da expectativa para esta nova experiência. “Estou muito ansiosa, mas acredito que vou adorar”, comenta Maria Clara, enaltecendo o apoio recebido. “Todo o processo foi muito cansativo, mas tive apoio e companhia de muitas pessoas, agora vou pra longe de casa mas nunca vou esquecer do que todos fizeram por mim, meus amigos, família e meu namorado, que agora vão estar um pouco distante mas sempre pensando neles e torcendo por cada um assim como fizeram comigo”, finaliza.