terça-feira, 1
 de 
abril
 de 
2025

Tecnologia entra no compliance de empresas que precisam trabalhar com a lei da pausa térmica

Foto: Divulgação/Otimizada com IA

Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o número de processos trabalhistas relacionados ao descumprimento de pausas térmicas em câmaras frias cresceu 15% nos últimos dois anos no Brasil. A lei diz respeito à norma NR-36, que exige pausas de 20 minutos a cada 1h40 de trabalho em ambientes frigorificados.

Para Marcelo Lonzetti, especialista em RTLS e Diretor da ztrax, empresa de monitoramento de pessoas e ativos, o principal problema não é necessariamente o descumprimento da pausa, mas sim a falta de evidências de seu cumprimento:

“Muitas vezes, a empresa faz tudo certinho e, quando vem a demanda trabalhista, há comprovantes frágeis de cumprimento, como uma planilha ou imagens de câmeras, por exemplo. É preciso provar sem chances de contestação, e somente um sistema RTLS/Bluetooth consegue entregar isso”.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), cerca de 60 mil trabalhadores atuam em câmaras frias no Brasil, e falhas na gestão dessas pausas geram prejuízos na ordem de R$ 120 milhões em indenizações trabalhistas todos os anos.

Enquanto enfrentam esse tipo de situação, algumas empresas maiores já estão incorporando o monitoramento ao próprio compliance de boas práticas. A meta é zerar os gastos com reclamações trabalhistas cumprindo rigorosamente a lei:

“O sistema RTLS para essas pausas, que chamamos de ‘kit pausa térmica’, pode ser a diferença entre um passivo muitas vezes incalculável ou a tranquilidade no tribunal. Além de reduzir em até 30% o tempo de gestão de compliance, oferece alertas e relatórios que servem como evidência em auditorias ou disputas legais. O kit não só rastreia os intervalos, mas também alerta gestores em tempo real se um funcionário excede o limite de permanência — como os -15 °C típicos de frigoríficos, onde o tempo máximo é rígido”, afirma Marcelo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email