Nesta segunda-feira (06) é lembrado o dia em que os três Reis Magos visitaram o Menino Jesus. Para marcar a data, em muitas cidades da região é mantida a tradição das visitas e cânticos, inclusive com os pequenos reis magos. Famílias falam da experiência em receber os grupos
Nos municípios do suleste paranaense tem sido mantida e, em alguns casos, fortalecida a tradição das visitas de reis no início de cada ano. Isto devido ao Dia de Reis, comemorado anualmente em 6 de janeiro – em 2025 nesta segunda-feira, 12 dias após o Natal, que é a data em que é lembrada a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus.
Em comemoração a esta data, em toda a região, os grupos que se preparam e ajudam a manter a tradição, saíram às ruas, em sua maioria, no final de semana que passou. Eles visitaram famílias, entoando cânticos à porta das casas e ao redor do presépio ou do pinheirinho de Natal, e participaram de celebrações nas igrejas, onde também se apresentaram.
Em Piên, grupos de reis visitaram residências em diversas comunidades. A família de Sergio Tschoeke foi uma das visitadas e, segundo ele, é algo diferente e tão bonito que mais pessoas deveriam receber para ver como é interessante. “Traz uma paz no ano-novo que este começando”, enfatiza, contando que foi a primeira vez que os reis visitaram sua residência e que quer recebê-los mais vezes.
O também pienense Adriano Oliveira comenta sobre a visita recebida no final de semana. “É muito bom, por que dá mais sentido ao Natal, nos mostra que a vinda de Jesus é um chamado ao seu encontro para adorá-lo e reconhecê-lo com o Senhor e Rei da nossa vida e a partir daí seguir um novo caminho, o caminho de Cristo”, salientou.
Em muitas cidades abrangidas pela Diocese de São José dos Pinhais, foram realizadas em algumas paróquias também as visitas dos pequenos reis magos. Esta ação que incentiva a participação de crianças nesta data.
A coordenadora de catequese Luciane Maria Kuduvavicz Dranka, de Quitandinha, explica que é um projeto internacional da Pastoral da Criança. “É o primeiro ano que a gente faz essas visitas. Aqui em Quitandinha está sendo realizada em todas as comunidades”, completa.