quinta-feira, 21
 de 
novembro
 de 
2024

Outubro Rosa reforça importância da prevenção ao câncer de mama

Assembleia Legislativa está engajada no Outubro Rosa. Arte: Vinícius Leme/ALEP
Assembleia Legislativa está engajada no Outubro Rosa. Arte: Vinícius Leme/ALEP
Em adesão à campanha Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa do Paraná promove uma audiência pública com especialistas, exposição que apresenta ensaio fotográfico de mulheres em tratamento e distribuição de material informativo

O mês de outubro é dedicado aos cuidados com a saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama, com o engajamento de órgãos públicos e privados. No Paraná, a Assembleia Legislativa abraça a causa e promove uma nova edição da campanha Outubro Rosa, com programação que inclui exposição fotográfica, distribuição de uma cartilha informativa e a promoção de um debate público com especialistas.

No primeiro dia do mês, o prédio da casa de leis foi iluminado de rosa, chamando a atenção da população para a importância de adotar medidas que protejam a saúde, ação que permanecerá até o dia 15, quando dará lugar ao verde, símbolo da campanha Outubro Verde, que desperta a atenção para outra questão vital para a cidadania: a conscientização, valorização e defesa dos direitos das pessoas com nanismo.

Outra ação, no dia 7 de outubro, é a abertura da exposição ‘Outubre-se’, às 13h30, no Espaço Cultural, uma iniciativa da Procuradoria da Mulher da Assembleia, que vai reunir ensaios fotográficos feitos por César Roman e Sílvia Roman com mulheres em tratamento contra o câncer ou que já encerraram os procedimentos, representando a valorização da vida e a prevenção. De acordo com organização da mostra, cada uma das nove imagens apresenta os ‘melhores médicos do mundo’: a luz do sol, a dieta, o exercício, descanso, autoestima, amizade, autocuidado, solidariedade e fé.

Ainda conforme os organizadores, o projeto fotográfico foi idealizado a partir de uma citação do artista Charles Chaplin, e concretizado através de parcerias e apoiadores da ONG Anjos sem Asas. A produção das mulheres leva a assinatura de Beto Bravo, tendo a produção de figurino, acessórios e complementos feita por Lu Filizola e Dan Torres, tratamento de imagem de David Ernst e os textos assinados por Silvia Roman, com curadoria da mostra de Daniel Marques. A exposição estará aberta à visitação, no horário das 9 às 17 horas, até o dia 11 de outubro.

Também na programação, a Assembleia contará com audiência pública intitulada ‘Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama’, no dia 15 de outubro, a partir das 9 horas, no Plenarinho Gabriel Luiz Sampaio, com a presença de médicos, especialistas, representantes do Governo, do Ministério Público e de instituições que apoiam e dão suporte às pacientes com câncer e suas famílias. A iniciativa é uma proposição da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia, comandada pela deputada Cloara Pinheiro (PSD), e do Instituto Inovação e Ensino em Saúde (INTES).

A deputada Cantora Mara Lima, que é a autora da lei estadual 16.935/2011, que instituiu a campanha Outubro Rosa no Paraná, destaca que o mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a necessidade do autoexame, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Ela enaltece para que as mulheres se cuidem, façam o autoexame e visitem o médico regularmente

A deputada Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher, fala do comprometimento na defesa dos direitos e da saúde do público feminino. “O câncer de mama é um dos maiores desafios que enfrentamos, e a luta contra ele não deve ser travada somente em hospitais e clínicas, mas também aqui, nas instituições que representam a voz do povo paranaense. Nosso compromisso vai além da conscientização, devemos garantir que todas as mulheres tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, incluindo mamografias e tratamentos adequados e assegurar que não haja barreiras financeiras, geográficas ou culturais para o acesso a esses serviços”, aponta.

Cartilha e kits – Abordando informações de relevância sobre a temática, intitulada ‘Nós por Elas – Juntos no Combate ao Câncer’, uma cartilha foi elaborada com linguagem simples e objetiva, e será distribuída durante a campanha, na abertura da exposição e na audiência pública.

E em uma ação de empatia e o acolhimento, direcionada a União das Mulheres de Colombo, entidade que funciona no município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), entre os dias 7 e 28, a Procuradoria da Mulher estará recebendo doações de produtos de higiene, como hidratantes, lenços umedecidos e desodorantes, itens essenciais para o bem-estar e a dignidade de todas.

Os produtos arrecadados vão compor um kit de higiene, beneficiando mulheres que enfrentam grandes desafios, diariamente, e recebem apoio da entidade. As doações podem ser feitas na sala da Procuradoria, que funciona no 3º andar do prédio administrativo da Assembleia Legislativa (Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico – Curitiba – PR).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email