sábado, 9
 de 
novembro
 de 
2024

Ciclistas de Quitandinha concluem o Caminho da Fé

Ciclistas de Quitandinha tiveram experiência no Caminho da Fé. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Ciclistas de Quitandinha tiveram experiência no Caminho da Fé. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Em três dias de percurso, grupo de ciclistas fez o trajeto de cerca de 318 quilômetros que levou até o Santuário Nacional de Aparecida

Uma experiência de fé e de muita entrega física. Este pode ser um resumo da experiência de um grupo de ciclistas de Quitandinha que percorreu o chamado ‘Caminho da Fé’, trajeto desenvolvido para dar estrutura às pessoas que peregrinam ao Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Formada por 19 participantes, sendo 17 ciclistas que concluíram o Caminho pedalando e duas pessoas dando apoio, a peregrinação de Quitandinha até a Capital da Fé em duas rodas teve início na última quinta-feira (20) e foi concluída no último sábado (22). O Caminho possui cerca de 2 mil quilômetros, sendo percorridos de bike cerca de 318 quilômetros, atravessando montanhas da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto.

Lesandro Dino, um dos integrantes do grupo, relata que foi um ano de organização para que a viagem fosse realizada. “Foi um período de preparação, com treinos e reuniões com o grupo para acertar os detalhes logística e data”, conta.

Contando com extenso trajeto até o destino, os ciclistas atravessaram por belas paisagens e comunidades acolhedoras e, segundo Dino, a rotina foi pensada para que todos pudessem fazer a peregrinação de uma forma tranquila. “Levantávamos às 5 horas, tomávamos o café da manhã, fazíamos nossas orações e saíamos a para passar o dia todo pedalando até a próxima pousada, em torno de 104 quilômetros de onde estávamos inicialmente. Como era um grupo grande, nos dispersávamos rapidamente um do outro, com alguns que chegavam logo após almoço, meio da tarde e final da tarde. Cada um vivia o percurso como queria, tirando fotos e rezando, pois a beleza e paz do Caminho da Fé é inexplicável”, detalha.

Por fim, o ciclista relata que o preparo físico e psicológico foi fundamental para o bom andamento do grupo para concluir a missão. “Todos sabíamos que o desafio de ficar o dia todo em cima da bike requeria muito preparo, contando com muita força para vencer as diversas subidas que tínhamos em todos os pontos. Em um certo ponto ficamos a 1.965 metros acima do nível do mar e a altimetria que enfrentávamos todos os dias era bem grande”, relata Dino, enaltecendo a experiência que todos puderam vivenciar em contato com a natureza e com Deus. “Esses três dias que vivemos o percurso, posso falar por mim e pelo grupo, foi um sonho realizado. A experiência de estar no Caminho da Fé é estar conectado com Deus em todos os momentos a cada quilômetro rodado, e sem contar na chegada na casa da Mãe Aparecida, que foi tomado por muita emoção e fé”, finaliza.



 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email