quinta-feira, 24
 de 
outubro
 de 
2024

Acidentes de trabalho vitimaram mais de 50 pessoas em dez anos na região

Uso de equipamentos de proteção é reforçado como medida de prevenção aos acidentes de trabalho. Foto: José Fernando Ogura/AEN
Uso de equipamentos de proteção é reforçado como medida de prevenção. Foto: José Fernando Ogura/AEN
No período entre 2013 e 2022, 56 pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes trabalhistas. Uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) é uma das principais recomendações para prevenir as ocorrências

Em dez anos, 56 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trabalho nos municípios do suleste paranaense. É o que apontam dados coletados pela reportagem junto ao Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério do Trabalho, no período entre 2013 e 2022 – último com informações disponíveis.

Conforme os números, a cidade de Fazenda Rio Grande lidera as estatísticas, com 20 óbitos registrados no período analisado, enquanto em Agudos do Sul e Campo do Tenente houve um registro em cada cidade. Ao longo do mês de abril, que é dedicado à ações de prevenção e conscientização para os acidentes no ambiente laboral, órgãos públicos e privados estiveram engajados em orientações e medidas para reforçar os cuidados com a saúde dos trabalhadores.

A enfermeira Lorena Laís da Cruz e a técnica de enfermagem Tayná Aparecida Pires da Rocha, da Secretaria de Saúde de Agudos do Sul, detalham quais são os principais tipos de acidentes e/ou lesões que podem ser registrados em um ambiente de trabalho. “Cortes, fraturas, esmagamento, lesões devido a esforço repetitivo. Em caso de acidentes, deve-se solicitar atendimento médico caso necessário, o qual irá realizar a ficha de notificação de acidente de trabalho, para poder ser notificado no SINAN, registrar a acidente com o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho ou para um membro da CIPA, realizar a Comunicação de Acidente de Trabalho, a CAT, e fazer a investigação do acidente de trabalho, para identificar as causas e tomar medidas preventivas”, comentam.

Segundo as profissionais, o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) é uma das principais formas de prevenção. “Fazer o uso dos EPI’s corretamente, deixar livre a área de circulação. Os equipamentos e instalações devem estar em bom estado de conservação”, apontam Lorena e Tayná, enaltecendo como as empresas e instituições podem promover a saúde e segurança do trabalhador. “Avaliar os riscos no ambiente de trabalho e adotar medidas preventivas para eliminar esses riscos, promover capacitações, realizar inspeções e o monitoramento do ambiente de trabalho, dessa forma pode-se, por exemplo, verificar se estão utilizando ou não os EPI’s”, complementam.

As enfermeiras elencam algumas das ações que são desempenhadas pela municipalidade visando a segurança do quadro de profissionais. “Conforme disponibilidade dos funcionários, é realizado orientação nas secretarias municipais, para orientação de seus funcionários, principalmente a conscientização na área da saúde e também para os profissionais das coletas lixo, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Se seguidas as medidas, podemos diminuir os acidentes de trabalho, dessa forma, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores”, finalizam.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email