Janela partidária
Faltando menos de 10 dias para o fechamento da janela partidária a movimentação de filiações e formação de chapas visando a eleição municipal se intensifica nessa última semana. Com dificuldade de filiações e candidaturas principalmente de mulheres, existe uma tendência de que sobrem partidos nesta eleição.
Contenda
Em Contenda os vereadores ligados ao vice-prefeito Gilmar Carpejani estudam concentrar forças em uma única sigla. Com isso seriam 4 vereadores com mandato e mais um suplente num único partido. O partido escolhido seria o PSD, onde o Carpejani deve lançar sua candidatura a prefeito.
Curitiba I
O Portal Ric Notícias divulgou pesquisa ontem onde Deltan Dallagnol (NOVO) e Eduardo Pimentel (PSD) lideram as intenções de votos em Curitiba em enquete feita pelo instituto Ágili. Os dois estão tecnicamente empatados em 3 cenários analisados. No cenário 1, com sete candidatos, Deltan Dallagnol lidera com 18,72%, seguido por Eduardo Pimentel com 17,84%. Em terceiro vem Luciano Ducci (PSB), com 11,93%. Beto Richa (PSDB) tem 10,43%, Carol Dartora (PT) tem 5,78%. Luizão Goulart (SOL) aparece com 4,15%, Goura (PDT) tem 3,77%. 15,08% não iriam votar em nenhum dos candidatos e 12,31% não sabem ou não responderam.
Curitiba II
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados aos entrevistados, Pimentel lidera com 8,56%. Rafael Greca, que não é pré-candidato, pontuou com 5,54%. Dallagnol teve 2,02%. Todos os outros nomes não chegaram a 2%. O instituto também mediu as rejeições dos candidatos. Richa lidera com 43,11%. Seguido de Dartora 7,39%, Ducci 6,27%, Dallagnol 6,14%, Pimentel 4,26%, Leprevost 3,38%, Goura 2,51%, Paulo Martins 1,75%, Goulart 1,38%. A pesquisa foi feita de 21 a 25 de março com 800 eleitores por telefone. Nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5% para mais ou menos. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-01956/2024.
Fazenda Rio Grande
A partir de recomendação administrativa emitida pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Fazenda Rio Grande, foi inaugurada na sexta-feira, 15 de março, uma unidade própria do Procon na cidade. A recomendação foi expedida em consequência de procedimento administrativo instaurado em junho do ano passado, para incentivar a estruturação do Procon. O órgão passa a funcionar na Avenida das Araucárias 24, bairro Eucaliptos, anexo ao Terminal rodoviário de Fazenda Rio Grande. Além do atendimento presencial, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, receberá demandas pelo telefone (41) 3608-7778 e pelo e-mail procon@fazendariogrande.pr.gov.br. .
Contas municipais
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) prorrogou para 8 de abril o prazo para que os municípios consolidem e encaminhem os dados relativos aos meses “zero” (abertura do exercício), de janeiro e de fevereiro para o Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) da Corte. O motivo para a medida foi a indisponibilidade temporária dos sistemas informatizados da Casa ocorrida entre os dias 15 e 19 de março para a implantação do novo data center do órgão de controle.
Bombeiros
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE avaliou que os municípios podem efetuar transferência voluntária de recursos para a manutenção das atividades de unidade local do Corpo de Bombeiros Militar, por meio de convênio, desde que sejam observadas as disposições legais. Essa foi a orientação do Pleno do TCE-PR, em resposta à Consulta formulada pelo Município de Dois Vizinhos, na Região Sudoeste.