sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Municípios da região se preparam para o início de mais um ano letivo

Milhares de alunos são esperados nas unidades de ensino a partir da próxima semana na região. Foto: Arquivo/O Regional
Milhares de alunos são esperados nas unidades de ensino a partir da próxima semana. Foto: Arquivo/O Regional
Além de capacitações com os profissionais que atuam na área educacional, unidades de ensino têm recebido melhorias em suas estruturas para receber a comunidade escolar da região

Alunos, pais, professores profissionais da Educação estão se organizando para o início de mais um ano letivo. Na maioria das cidades da região, assim como na rede estadual de ensino, as aulas começam a partir da próxima segunda-feira.

Para receber a comunidade escolar, além do planejamento de aulas, semana pedagógica e reuniões com os profissionais que atuam nas unidades de ensino, foram realizadas melhorias nas estruturas físicas das instituições.

Em Piên, por exemplo, a secretária de Educação, Clarice Fragoso, conta que a pasta está mobilizada para bem receber alunos e profissionais da área. “As escolas estão sendo adequadas, o transporte está sendo revisto e os ônibus revisados, estamos adquirindo os kits escolares, os professores participaram do seminário de Educação, assim como diretores, pedagogos e demais servidores passaram por formação. Tudo deve estar pronto para na segunda-feira recebermos os 1,9 mil alunos da rede”, conta Clarice, detalhando sobre os uniformes que serão entregues aos estudantes. “Estamos trabalhando na aquisição dos uniformes, tênis e mochilas que serão distribuídos neste ano”, complementa.

Os profissionais da rede de ensino de Quitandinha também estiveram reunidos para o 5º Seminário da Educação Infantil, abordando a temática ‘A comunicação é a chave para o empoderamento’. Para os professores, os assuntos abordados foram a motivação no trabalho, as alergias alimentares, as boquinhas no desenvolvimento infantil e o pré-requisito para a alfabetização, enquanto para os motoristas o tema foi sobre ética e a postura profissional e as merendeiras prestigiaram oficinas práticas de uma alimentação saudável.

O prefeito Zé Quirera enalteceu o trabalho realizado pelos servidores da pasta “Reconheço e parabenizo a atuação dos professores, operacionais, merendeiras e motoristas nas práticas pedagógicas, no cuidado e no acompanhamento da aprendizagem das nossas crianças, desenvolvendo atividades que fazem de Quitandinha um lugar melhor para se viver. Vocês estão aliando a experiência aos novos conhecimentos adquiridos nesse seminário, contribuindo na alfabetização dos alunos e nos indicadores da educação municipal, parabéns”, enalteceu.

Rio Negro dará início às aulas na terça-feira e, de acordo com o prefeito James Valério, o momento é de acolhimento aos professores, organização de encontros formativos de planejamento coletivo e preparação das escolas e CMEIs. “As aulas na rede municipal de ensino de Rio Negro terão início no dia 06 de fevereiro e neste ano, novamente, a prefeitura disponibilizará kits escolares para todos os alunos. Além da capacitação dos professores com a semana pedagógica, a Secretaria Municipal de Educação também realizou vistorias e ajustes necessários nas unidades escolares e no setor de alimentação escolar para garantir o retorno seguro das crianças e profissionais. Todas as unidades estão aptas para o início das aulas”, finalizou.

Na tabela abaixo, é possível conferir as datas do início do ano letivo em cada cidade do suleste paranaense.

Volta às aulas 2024. Arte: O Regional
Volta às aulas 2024. Arte: O Regional
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email