Levantamento da pasta indica que um a cada cinco lapeanos abandona agendamento de transporte à consultas médicas
Cidades de toda a região enfrentam, diariamente, um desafio que prejudica os cofres públicos e o atendimento à população, que é a ausência dos pacientes que fazem agendamento junto ao transporte sanitário. Na Lapa, a Secretaria Municipal de Saúde investe, a cada dia, no deslocamento de cerca de 200 pacientes e acompanhantes para consultas e exames especializados em diferentes partes da região.
No entanto, o Departamento de Transporte da Saúde revela uma estatística preocupante. Em algumas viagens, a taxa de faltosos chega a atingir 20%, ou seja, uma em cada cinco cadeiras nos veículos fica vazia, apesar de terem sido reservadas.
De acordo com a pasta, com as faltas, o dinheiro investido na organização dos veículos, que incluem vans, micro-ônibus e carros adaptados, é desperdiçado quando os pacientes faltam às suas consultas. “Além disso, a capacidade de atender a um número maior de pacientes é reduzida, aumentando as filas de espera e adiando o tratamento necessário para aqueles que realmente comparecem”, informa.
A Secretaria alerta que a solução para essa questão está na conscientização e na colaboração dos pacientes e acompanhantes, fazendo um apelo para que, caso haja impossibilidade de utilizar o transporte agendado, o aviso seja dado com antecedência, para permitir uma melhor gestão dos recursos, a reorganização dos itinerários e a realocação de pacientes em espera.
O agendamento e o cancelamento podem ser realizados na Central de Marcação de Transportes, localizado na rua Tenente Henrique dos Santos, número 29, ou pelos telefones (41) 3547-5035, (41) 3547-8033 ou (41) 3622-0344. O horário de atendimento é das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas.