terça-feira, 13
 de 
maio
 de 
2025

Politicando 15/02/2013

Transporte/Foto:O RegionalPiên I
A atual administração municipal de Piên tem pelo menos três grandes desafios nos próximos meses. O primeiro deles é o funcionamento do terminal rodoviário e por conseqüência a melhoria no transporte coletivo de passageiros, principalmente na integração com a região metropolitana e Curitiba, criando novas opções de horários e barateando o valor da passagem. Atualmente, um usuário de Piên paga quase quatro vezes mais do que paga um usuário de Quitandinha ou Agudos do Sul.
Piên II
Outro desafio é a questão das ligações telefônicas interurbanas. Recentemente, foi anunciado que 560 municípios do país não irão mais pagar tarifas de ligações interurbanas para comunicação em cidades vizinhas, que abrange o mesmo código de área, a discagem direta à distância, conhecido como DDD. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, as ligações interurbanas serão tarifadas como chamadas locais. Piên, no entanto, mesmo estando na Região Metropolitana, continua pagando interurbano.
Piên III
E por fim, o terceiro e não menos importante desafio, é o funcionamento do hospital Harry Guido Greipel. O projeto se prorroga por 12 anos, sendo 8 da administração do prefeito Francisco Marques (PSDB) e outros 4 do atual prefeito Gilberto Dranka (PSD). A parte física da obra está concluída e praticamente todos os equipamentos instalados. O prefeito Gilberto Dranka relata que todos os esforços estão sendo feitos para concretizar esse benefício a população.
Mandirituba
Com poucas máquinas em funcionamento e ainda com o agravante das chuvas que caem constantemente nas últimas semanas, a atual administração da prefeitura de Mandirituba já acumula inúmeras reclamações e reivindicações de serviços nas estradas do município. A preocupação está nas vias utilizadas pelo transporte escolar e para o escoamento da produção agrícola, principalmente dos produtos destinados a Ceasa em Curitiba.
Lapa
Situação ainda mais preocupante em se tratando da recuperação e manutenção de estradas rurais vive o município da Lapa, que é o quarto maior do Paraná em extensão territorial. As chuvas dos últimos dias já colocam em alerta o governo municipal, lembrando que a Lapa tem grande volume na produção de grãos e também de frangos, utilizando fortemente sua malha viária rural.
Tijucas do Sul
Reeleito prefeito em Tijucas do Sul diante de uma disputa bastante acirrada, Altair Gringo (PP) terá que aplicar um novo formato de governo para garantir o maior apoio popular na sua gestão. Entre outros questionamentos, em especial de fora pra dentro, são muitos comentários em relação a formação do secretariado.
Agudos do Sul
O comércio de Agudos do Sul ainda sonha com a instalação de uma grande empresa na cidade que pudesse impulsionar o desenvolvimento local, como aconteceu na década de 90 com a instalação da Tafisa Brasil em Piên. Teoricamente, Agudos do Sul está melhor privilegiado em localização geográfica, com duas opções de ligação com Curitiba, Aeroporto e os principais portos da região.
Transporte coletivo
Quem mora na região metropolitana de Curitiba vive a expectativa do valor da passagem de ônibus que deverá ser anunciada até o final do mês de março. Até este ano o governo do Estado vem contribuindo com o subsídio da tarifa e existe a possibilidade dessa participação ser prorrogada, o que vai contribuir com todos os municípios da região. Se o governo optar por cortar o subsídio, naturalmente haverá um reajuste maior na passagem do transporte coletivo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email