Os dois planos são fundamentais para o crescimento organizado da cidade, de forma sustentável a alinhada com as necessidades da população de Agudos do Sul. Contratação de empresa especializada deve dar agilidade e qualidade ao processo.
A prefeitura de Agudos do Sul vem dando passos importantes na elaboração de dois importantes documentos. Trata-se do Plano Diretor Municipal e do Plano de Mobilidade Urbana, que estão sendo priorizados pela atual gestão por serem importantes instrumentos para o desenvolvimento do município.
O Plano Diretor Municipal estava pendente desde 2017. Agora, com a contratação de uma empresa especializada, os trabalhos estão prestes a começar, visando a criação de um plano abrangente e integrado.
O documento objetiva orientar o crescimento e a ocupação do território, considerando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Ele é fundamental para promover um desenvolvimento sustentável e equilibrado, garantindo a qualidade de vida da população.
Já o Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento da política de desenvolvimento urbano que deve ser integrado ao Plano Diretor Municipal. Segundo a prefeitura, ele contém diretrizes, instrumentos e ações voltados para proporcionar uma mobilidade ampla, democrática e de qualidade, atendendo às necessidades da cidade.
O prefeito Jessé Zoellner vem acompanhando o processo. “O início dos trabalhos para a elaboração do Plano Diretor Municipal, que estava atrasado desde 2017, é uma conquista importante para a gestão atual”, diz o prefeito.
Para o poder público, com a contratação de uma empresa especializada e o reconhecimento da necessidade de integração com o Plano de Mobilidade Urbana, espera-se que o município possa avançar no planejamento do desenvolvimento. A prefeitura destaca ainda que a participação popular e o levantamento de informações serão fundamentais para um plano abrangente e eficaz.