sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Cultivo de carne de rã de Piên se torna referência na região

Processo de cultivo da carne é acompanhado pela Secretaria de Agricultura de Piên. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Processo de abate é acompanhado pela Secretaria de Agricultura de Piên. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Carne é cultivada pelo Ranário Frosch, na localidade de Poço Frio, fazendo parte do primeiro grupo de comércios a receber o Selo de Inspeção Municipal

Uma atividade do campo vem se expandindo em Piên e se tornado referência em toda da região metropolitano. Trata-se do cultivo de carne de rã, produção do Ranário Frosch, localizado no Poço Frio, que promove a venda carne congelada, faz parte do primeiro grupo de comércios a receber o Selo de Inspeção Municipal.

No local, o abate é feito de acordo com o pedido. Nas ações, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está sempre presente, acompanhando todo o processo, desde a preparação até a embalagem dos produtos.

De acordo com Alexandre Forteski, técnico em agropecuária, Gabriele da Jong, médica veterinária, e Marcus Fusco, médico veterinário da Cooltivando, o ranário é o único da região a fazer abate. “Temos até alguns locais que podem ter a criação, mas abate não”, afirmam.

Forteski conta que a obtenção do Selo de Inspeção Municipal em formato digital possibilitou uma agilidade na legalização e o acompanhamento do estabelecimento, melhorando o ambiente de negócio no município, para o S.I.M., para as empresas, mercados, comércios e empreendedores, que podem fornecer seus produtos em Piên. “O ranário é, por exemplo, uma iguaria exclusiva, um produto artesanal local”, comenta.

Por fim, a veterinária Gabriele detalha que no Ranário Frosch, são abatidos, aproximadamente 38 quilos da rã touro, a que mais engorda. “Temos a obrigação, enquanto responsáveis técnicos, de acompanhar a produção da carne”, ressalta.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email