sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Vacina bivalente começa a ser aplicada na região

Vacina bivalente começa a ser aplicada em toda a região. Foto: Arquivo/O Regional
Vacina bivalente começa a ser aplicada em toda a região. Foto: Arquivo/O Regional
Novo imunizante bivalente da Pfizer protege contra a cepa original do coronavírus e também as subvariantes ômicron

Mais um passo da imunização contra Covid-19 foi dado nesta semana. Trata-se da aplicação da vacina bivalente, o mais novo imunizante da Pfizer, que protege contra a cepa original do coronavírus e também as subvariantes ômicron.

As cidades da região já estão mobilizada nas ações de vacinação do público prioritário, que contempla, inicialmente, idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Em Piên, onde a aplicação do imunizante teve início nesta quinta-feira, a secretária de Saúde Mayara Grosskopf, explica que a vacinação acontece de forma escalonada, assim como aconteceu com as demais vacinas contra a covid, ou seja, a medida que mais doses chegam ao município acontece o avanço da faixa etária e maiores grupos são vacinados. “Temos que respeitar o esquema vacinal assim como fizemos com as outras vacinas contra a Covid-19. Porém nossas equipes estão preparadas para assim que as doses forem chegando ao município já aconteça a aplicação na população”, falou.

A dose da bivalente fica disponível para quem concluiu pelo menos o esquema primário da vacinação contra Covid, com as duas primeiras doses das vacinas monovalentes. Neste caso, é preciso respeitar ainda o intervalo de pelo menos quatro meses entre a última dose de reforço ou do esquema e a aplicação da bivalente.

Caso o morador não tenha o esquema completo, é preciso fazer a atualização vacinal.

Vacinação infantil –  Paralela à vacinação bilvalente, acontece a aplicação da vacina nas crianças, por meio da Pfizer Baby. Pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde para vacinar os pequenos.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email