Governo I
Está praticamente fechado o primeiro escalão do governo do Estado do Paraná para o segundo mandato. Ao longo das últimas semanas o governador Ratinho Júnior (PSD) vem anunciando os nomes do seu secretariado. Até o momento as surpresas foram o nome de Valdemar Bernardo Jorge (Republicanos) na Sedest e o coronel Hudson na Secretaria de Segurança.
Governo II
Uma pasta bastante cobiçada e que ainda não foi anunciada é da Infraestrutura – a Seil. Mas tudo indica que haverá uma recondução do deputado federal Sandro Alex (PSD). Já a Secretaria de Turismo deverá ficar com o deputado estadual Márcio Nunes (PSD).
Governo III
Quem também deve deixar o mandato no Congresso Nacional para compor o primeiro escalão do governo do Paraná é a deputada Leandre Dal Ponte, que deve ir para a Secretaria da Mulher. Ainda especula-se nome para a Secretaria da Justiça.
Metropolitano
No próximo dia 24 de janeiro a Agência Metropolitana do Estado do Paraná, que substitui a Comec, fará uma reunião com os prefeitos para tratar do transporte coletivo para o ano de 2023. A reunião acontecerá no Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado.
Itaipu
Ainda nada confirmado em relação ao futuro presidente da Itaipu Binacional, cargo estratégico no Paraná, principalmente nessa nova filosofia da empresa de participar de obras estruturantes. Comenta-se muito dos nomes do deputado federal Enil Verri (PT) e do ex-presidente da própria empresas nos governos petistas anteriores, Jorge Samek (PT).
Fazenda Rio Grande
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes (Pros), está preparando a festa de aniversário de emancipação política do município para o dia 27 de janeiro. Por sinal, o prefeito comemora o aumento no índice de Fundo de Participação dos Municípios – FPM que vai resultar num maior repasse de recursos para a prefeitura.