sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Gestores destacam resultados alcançados no Índice de Transparência

Quitandinha foi um dos municípios que obtiveram avanços nos índices do TCE-PR. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Quitandinha foi um dos municípios que obtiveram avanços nos índices do TCE-PR. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou, no início do mês, o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), ferramenta que detecta o grau de transparência

Considerada uma ferramenta para detectar o grau de transparência dos portais eletrônicos dos municípios, publicações das informações e a usabilidade dos portais, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) implementou o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP). No início do mês, o órgão divulgou os dados referentes ao ano de 2022, os quais apontam que entre os 399 municípios paranaenses, apenas 15 alcançaram o percentual 100%, sendo um deles Fazenda Rio Grande.

Desde 2019, quando começaram as publicações, as administrações municipais vêm acompanhando os avanços e, eventualmente, a necessidade de melhorias para alavancar o índice.

Na região, os chefes do poder executivo apontam os resultados pelos municípios e progressos alcançados ao longo das análises.

É o caso de Quitandinha que na edição de 2020 ocupava a 93ª posição no ranking dos 399 municípios com índice de 76,42%, caindo para 255ª em 2021 e, após várias alterações e atualizações saltou para a 40ª posição do ranking, como enaltece o prefeito Zé Quirera. “A nossa gestão desde o início tem o comprometimento com a transparência. A melhora do ranking do índice é um dos nossos compromissos. E fico muito feliz, pois Quitandinha ficou em segundo lugar entre as cidades que fazem parte da Amsulep”, comemorou.

A administração municipal de Piên também apontou a evolução do índice desde 2019, quando o percentual era de 68,70% atingindo 80,58% em 2022, após uma série de medidas adotadas para facilitar cada vez mais o acesso da população ao que se refere a gestão. A assessora jurídica Letícia Fuerst destaca que o corpo técnico do município busca, da melhor maneira, deixar todas as informações disponíveis para a população. “É nosso compromisso, enquanto poder público, fornecer mecanismos que facilitem o acesso a todas as informações relativas à transparência municipal”, disse.

Para o prefeito de Rio Negro, James Valério, onde o portal da prefeitura atingiu o índice de 97,51%, os resultados são frutos da dedicação do Controle Interno, da equipe da Informática e de todos os departamentos da prefeitura que seguem a Lei de Acesso à Informação. “O Portal da Transparência de Rio Negro demonstra uma evolução considerável do ano 2021 para 2022. Isso reflete o grau de responsabilidade em realizar uma gestão pautada na legalidade e na moralidade. Os agradecimentos para todas as secretarias municipais e servidores, que através da eficiência e eficácia das informações fidedignas, colocam nosso município em destaque na gestão inovadora”, apontou.

 



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email