100 estudantes paranaenses que participaram da segunda edição do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo retornaram ao Brasil nesta semana
Com uma bagagem repleta de boas histórias e muito conhecimento, os alunos participantes do Ganhando o Mundo, programa de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado, retornaram ao Brasil nesta semana. Os alunos embarcaram no fim de julho para a Nova Zelândia, onde passaram um período estudando em colégios locais, em séries equivalentes ao ensino médio.
Alunos de todas as regiões do Paraná tiveram a oportunidade de vivenciar o intercâmbio. Do suleste paranaense, houve representantes das cidades de Agudos do Sul, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên e Tijucas do Sul.
A pienense Déborah Grosskopf, do Colégio Frederico Guilherme Giese, esteve entre os selecionados que participaram do programa e, ao Jornal O Regional, compartilhou a experiência em conhecer o país, aperfeiçoar o inglês e reforçar os estudos. “O horário da escola é diferente, com apenas seis matérias, as quais nós escolhemos. Depois da escola, passava um tempo com a família que me acolheu, que nos finais de semana me levava para conhecer lugares novos”, contou a estudante enaltecendo sobre o sistema de ensino neozelandês. “As aulas são ótimas e os professores são muito bons, e lá os conteúdos são bem aprofundados”, recorda.
Déborah ainda fala sobre a receptividade e adaptação que teve ao chegar à Nova Zelândia. “Foi muito mais simples que imaginei, me senti muito acolhida, fiquei com ótimas pessoas. O inglês no começo foi minha maior dificuldade, mas, no final, minha conversação estava muito melhor. O fuso horário é de 15 horas. Foi bem desafiador chegar em um lugar onde tudo é diferente, a comida é diferente, as pessoas são diferentes. Mas conheci pessoas novas e fiz muitas amigos.
Agora, de volta à Piên, Débora vem curtindo a família pienense e a acolhida da comunidade local. “A ficha não caía de que eu estava voltando, pois estava acostumada e gostando da rotina lá. Mas eu estava com muita saudade da minha família e, quando cheguei no aeroporto em Curitiba, foi bem emocionante. Estamos curtindo a companhia um do outro em casa”, finaliza.