Eleição I
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados no segundo turno, segundo levantamento feito entre os dias 15 e 19 de outubro e divulgado ontem pelo instituto Paraná Pesquisas. Lula tem 46,9% das intenções de voto totais contra 44,5% de Bolsonaro – a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança é de 95%. A pesquisa fez 2.020 entrevistas em 160 municípios de todos os estados e do Distrito Federal e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-02276/2022.
Eleição II
O governador Ratinho Júnior (PSD) já acionou 300 prefeitos do Estado para uma grande mobilização nessa reta final da campanha eleitoral do segundo turno. Ratinho Júnior tem como objetivo ampliar a diferença entre Jair Bolsonaro e Lula em pelo menos 300 mil votos. O governador também tem feito apelo para que os deputados da base trabalhem neste sentido.
Secretariado
Como já era esperado, o governador Ratinho Júnior só deverá tratar da montagem da equipe de governo para o segundo mandato depois da eleição presidencial do segundo turno. A intenção é ter nas pastas estratégicas do Estado pessoas que possuam capacidade de articulação com o governo federal.
Lapa
O prefeito da Lapa, Diego Ribas (PSD), mostrou força na eleição estadual ao fazer do seu candidato a deputado o mais votado da cidade. Hussen Bakri (PSD) liderou a votação no município. Nos bastidores políticos do município era aguardado com expectativa o resultado da eleição, como forma de termômetro da capilaridade eleitoral do prefeito.
Prefeituras
Boa parte dos prefeitos da região já estão trabalhando para deixar encaminhado o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores municipais que vence no final do ano. E quando janeiro chegar será o início da segunda metade dos mandatos dos prefeitos atuais, o que significa também o último ano antes do ano da eleição.
Controladoria
Os controladores internos do Estado e dos municípios do Paraná, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade nos órgãos públicos em que atuam, devem comunicá-la imediatamente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), sob pena de terem de responder solidariamente pela ilegalidade. A obediência a esta regra, instituída no artigo 6º da Lei Orgânica da Corte (Lei Complementar Estadual nº 113/2005), foi recomendada pelo Tribunal Pleno do órgão ao servidor responsável pelo controle interno do Município de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba.
Contorno Sul
A Comec, do Governo do Estado, vai iniciar na próxima semana a obra de iluminação do Contorno Sul de Curitiba, na BR-376. O local possui alto tráfego de veículos e desde sua implantação não conta com equipamentos e sistema de iluminação pública. O governador Ratinho Júnior determinou que a Comec trabalhasse para realizar esse importante investimento. Segundo o presidente do órgão, Gilson Santos, trata-se de uma obra com custo de R$ 22 milhões e com prazo de execução de seis meses.