sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Fórum eleitoral realiza testes de urnas para as eleições

Urnas eleitorais passaram pelo processo de carga e lacração no Fórum Eleitoral de Fazenda Rio Grande. Foto: Arquivo/O Regional
Procedimento é feito junto à geração de mídias e lacração das urnas que serão utilizadas no primeiro turno do pleito

Fóruns eleitorais de todo o país estão trabalhando nos último detalhes para a realização do primeiro turno das eleições gerais, que acontecerão neste domingo. Um dos processos é o teste de urnas, paralelo a geração de mídias dos equipamentos que serão utilizados para a votação.

A geração das mídias é o processo de gravação dos dados de eleitoras e eleitores da seção e dos nomes e fotos das candidatas e candidatos em cartões de memória. Posteriormente, os cartões são utilizados para dar carga, inserindo os dados em cada uma das urnas eletrônicas, que por fim, recebem lacres produzidos pela Casa da Moeda e assinados pelo juiz eleitoral, ficando prontas para serem utilizadas nas eleições.

No Fórum Eleitoral de Fazenda Rio Grande, que abrange ainda Mandirituba, Agudos do Sul e Piên, os trabalhos de carga e lacração aconteceram na última sexta-feira, se estendendo pelo fim de semana, e, de acordo com a juíza eleitoral Bruna Greggio, são cerca de 340 urnas que passam pelo processo no local, além de 40 de contingência. “Colocamos um pen drive com as mídias que já foram geradas, contendo o nome de todos os candidatos e de todos os eleitores que vão votar naquela urna. Passamos para a urna, ou seja, a carga, e faz o lacre”, explica.

A juíza eleitoral reforça que todas as urnas são testadas e que qualquer cidadão pode conferir o procedimento, como uma forma de garantir a integridade e transparência de todo o processo eleitoral. “São procedimentos públicos. Qualquer pessoa pode conferir e, se ficar com alguma dúvida, os servidores e voluntários explicam os trabalhos”, finaliza.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email