Lyvia Fernandes Schamoveber, do 4º ano da Escola Municipal Professor Gunther Urban, é autora do conto ‘A infância de João’
O Ministério Público do Trabalho no Paraná divulgou, na última sexta-feira, os 12 trabalhos selecionados na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola de 2022. Participaram do concurso 173 trabalhos de 75 municípios paranaenses.
A categoria desenho foi a com maior número de inscrições, tendo 60 obras aptas a concorrer ao Prêmio, seguida de poesia (50), conto (44) e música (19). Da região, a aluna Lyvia Fernandes Schamoveber, do 4º ano da Escola Municipal Professor Gunther Urban, de Campo do Tenente, está entre os selecionados na categoria conto, com o trabalho intitulado ‘A infância de João’.
A pedagoga da escola, Elisandra Fernandes, juntamente com a diretora Adriane Mai, enaltece a alegria com a seleção de Lyvia no projeto. “Foi maravilhoso saber que a Lyvia foi selecionada e toda a escola ficou feliz com o resultado. Ela demonstrou o interesse em participar nesta categoria e buscou saber mais sobre como produzir um conto. É uma forma de incentivo para a participação dos alunos nos próximos anos”, afirma.
Na etapa estadual, foram escolhidos os 12 trabalhos com os melhores desempenhos (três de cada categoria), de acordo com a comissão julgadora e as obras receberam pontuações de 0 a 5, em cada categoria, contemplando diversos quesitos. O melhor trabalho de cada categoria vai representar o Paraná na etapa nacional do prêmio. Além de Campo do Tenente, há selecionados em Apucarana, Assis Chateuabriand, Colombo, Pato Branco, Pinhais e Rebouças.
O resultado da etapa paranaense será apresentado em uma cerimônia virtual que será realizada o dia 20 de outubro e os vencedores nacionais serão conhecidos no dia 1º de dezembro, também em uma cerimônia online.
MPT na Escola – O Projeto MPT na Escola faz parte de um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT, e que visa levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.