Intitulada ‘Sacola Viajante’, iniciativa envolve a turma do 2º ano da Escola Cecília Meireles
Integrar família e escola, estimulando a prática da leitura além da sala de aula. Estes são alguns dos objetivos do projeto ‘Sacola Viajante’, que é desenvolvido na Escola Municipal Cecília Meireles, em Agudos do Sul.
Idealizada pela professora Andréa Vachak, a inciativa envolve alunos do 2º ano C da instituição e consiste em sacolas contendo livros infantis que podem ser levados para casa para que a criança leia junto com a família. Ainda na sacola, é enviada uma apostila com um breve questionário, no qual o aluno pode descrever o que achou da leitura e como foi a participação dos familiares no processo.
De acordo com a professora Andréa, a ação contempla desde a alfabetização da criança até a formação do gosto pela leitura de livros. “Entre os objetivos estão a integração da família e escola, permitir que o aluno tenha acesso a títulos variados, o desenvolvimento da linguagem verbal e do vocabulário, além de despertar o gosto pela leitura, incentivando o aluno para o ato de ler”, comenta a docente, enaltecendo que, ainda no período de pandemia, buscou manter os estudantes próximos do meio literário. “Durante a pandemia, em um grupo de WhatsApp, contávamos com uma biblioteca virtual, onde a família poderia acessar um link que direcionava a diversas opções de livros para ler por meio do celular”, complementa.
Em relação ao projeto Sacola Viajante, a professora Andréa enaltece que é visível o avanço na aprendizagem dos alunos que praticam a leitura. “O retorno é positivo, pois é notável em sala de aula a contribuição que os livros trazem para o aprendizado dos alunos. Ainda, enfatizo a ampla participação dos pais, que sempre se fazem presentes e buscam incentivar seus filhos. Essa é a união entre escola e família”, pontua.