Local era alvo de frequentes ocorrências. No último dia 13, o ex-deputado Carlos Simões morreu em um acidente no quilômetro 135, no sentido São Paulo
O trecho da BR 116 entre Fazenda Rio Grande e Mandirituba no quilômetro 135 foi liberado para tráfego. A pista no sentido Sul estava com obras finalizadas há 7 anos, mas por questões na justiça não havia sido liberada, ficando o trânsito fluindo por uma pista simples. Nos últimos dias, o local foi palco de um grave acidente que vitimou o ex-deputado Carlos Simões.
Segundo informações da empresa responsável pela concessão, a Arteris Planalto Sul, foram realizados serviços de fresagem do pavimento para encaixe da pista nova, sinalização horizontal e vertical e implantação de barreiras móveis. Os serviços tiveram conclusão na última terça-feira e logo depois foi liberado o trânsito no local.
Segundo a concessionária, das obras previstas em contrato, todas foram realizadas. Há uma discussão sobre a implantação de um dispositivo em desnível no quilômetro 141, no trevo de Mandirituba, mas que necessita de aprovação da ANTT.
Ainda de acordo com a empresa, por conta do número grande de usuários e da comunidade envolvida, não havia uma definição da melhor solução a ser aplicada no local. Houve manifestações e questionamentos durante esse tempo e agora a Arteris conseguiu executar. Antes disso, houve três tentativas de liberação, mas sem sucesso.