O projeto “Internet de Qualidade nas Comunidades Rurais”, de Mandirituba, foi um dos destaques na divulgação dos vencedores da 9ª edição do PGP-PR, realizada na quarta-feira (24), de forma virtual, sendo premiado em uma das principais categorias e enaltecendo o trabalho do prefeito Luis Antonio.
Mandirituba foi um dos destaques na divulgação dos vencedores da 9ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). A sessão solene foi realizada na quarta-feira (24), na câmara de Curitiba, e o evento foi prestigiado de forma virtual por prefeitos e secretários municipais.
O projeto mandiritubense “Internet de Qualidade nas Comunidades Rurais” se destacou entre os melhores do ano de 2021 e venceu uma das principais categorias do PGP-PR, a de Tecnologia e Inovação. Na divulgação, a organização parabenizou o prefeito Luis Antonio Biscaia pelos resultados apresentados e enalteceu que a iniciativa leva internet de qualidade para as famílias que residem no meio rural, que pela distância até a cidade, não têm acesso à tecnologia de fibra ótica.
Segundo a prefeitura, a pandemia intensificou a demanda por internet de qualidade também no interior, pois surgiu a necessidade de levar internet para os alunos participarem das aulas e para amenizar os impactos do isolamento social, mas o prefeito sempre teve essa preocupação, mesmo antes da Covid-19. “Precisamos que a internet chegue com velocidade no meio rural, nas pequenas comunidades que vivem da agricultura. Internet não é luxo, é necessidade do nosso tempo”, enfatiza Luis Antonio.
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Wagner Brasque, cita que foram realizados vários levantamentos no município, para criar indicadores confiáveis. “Dentre as famílias que possuem internet em casa, 33% têm dificuldade para pagar os custos mensais com o serviço e quando chove, a internet fica ruim ou falha, ‘com muita frequência’, para 41% das famílias, ter esses dados era primordial para saber por onde o projeto deveria começar”, explanou.
Também segundo os levantamentos, apenas 11% das famílias que vivem nessas comunidades têm computador, as demais utilizam celulares com planos de dados limitados para ter acesso a informações sobre a pandemia de Covid-19, estudar, trabalhar, acessar conteúdos religiosos e culturais e se conectar com a comunidade. Os levantamentos evidenciaram, ainda, que a desigualdade no acesso à rede tem consequências diretas na vida das mulheres trabalhadoras rurais. Segundo a prefeitura, um exemplo neste sentido é que muitas tiveram que contar com a ajuda de vizinhos ou mesmo se deslocar da comunidade para ter acesso ao auxílio emergencial.
Mandirituba envia seus projetos para análise desde o início do Prêmio, em 2013, e, só na gestão de Luis Antonio, o município foi contemplado em todos os anos desde 2017. O Prêmio Gestor Público Paraná é uma realização do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) com participação especial da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal.