Rosana Gabardo Pallu ficou em segundo lugar no Prêmio Produtor Rural 4.0
A produtora de morangos Rosana Gabardo Pallu, de Mandirituba, conquistou a segunda colocação no Prêmio Produtor Rural 4.0/Categoria Pequena Propriedade, concedido pela Agrobit Brasil. A premiação é referente à inovação e tecnologia no meio rural e busca incentivar produtores rurais que promovem a inovação no setor agropecuário, em busca da sustentabilidade econômica, social e ambiental.
A atuação de Rosana na fruticultura começou há três anos, depois de deixar a profissão de confeiteira e passar por cursos de capacitação promovidos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(Senar). Juntamente com o José Marcos, construiu uma estufa para plantar morangos, no sistema semi-hidropônico elevado.
Atualmente, com quatro estufas e 18 mil pés do fruto, a produtora destaca que reconhecimento é uma vitória e uma motivação a avançar na atividade. “Fiquei muito feliz. Não esperava nem ser indicada, quanto mais ficar em segundo lugar. Agora tenho que honrar esse prêmio. Tenho que ficar melhor ainda e produzir alimentos com cada vez mais qualidade. Já estou fazendo mais cursos para melhorar ainda mais”, afirma.
O supervisor regional do Senar Paraná, Alexandre William da Costa Marra, foi quem indicou a propriedade de Rosana para o prêmio e, segundo ele, o trabalho desenvolvido com o cultivo elevado, em área protegida, o uso racional da água, o controle biológico de pragas, o Manejo Integrado de Pragas e a rastreabilidade a credenciaram para participar da competição, além de outro aspecto que chama a atenção. “Acho que pesou muito a velocidade com que a Rosana chegou a esse ponto”, diz.
A prefeitura de Mandirituba reiterou o orgulho em ver resultados como esse, que cada incentivo pode gerar grandes frutos. Para incentivar a produção agrícola e os agricultores, a municipalidade oferece orientação técnica aos produtores e os resultados começam a ser colhidos.