sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Secretaria de Meio Ambiente promove mutirão de castração no próximo final de semana em Pinhais

Interessados na castração dos animais devem se cadastrar no site da prefeitura. Foto/Divulgação Prefeitura de Pinhais

No próximo sábado (25), a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Pinhais, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (Dibea), promove no município mais um mutirão de castração. A ação faz parte do programa permanente de castração de cães e gatos.

Este é um projeto que tem o objetivo do manejo populacional dos animais e o incentivo à educação ambiental de guarda responsável dos tutores. A ação foi idealizada em 2008 e regulamentada pelo decreto municipal nº 750/2018.

Os animais que serão castrados nesta edição do mutirão da castração já tinham sidos inscritos no programa, sendo que os tutores também participaram da palestra educativa realizada pela Divisão de Bem-Estar Animal. Estes dois procedimentos são exigências obrigatórias do projeto.

O programa de castração de cães e gatos de Pinhais é promovido de graça, entretanto existem alguns critérios de participação, tais como – ser animal de morador do município que deve comprovar participação ativa em alguma programa social;  animal em situação de rua e comunitário; animal de pessoa em situação de vulnerabilidade e/ou com transtorno de acumulação, conforme avaliação da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e animal de outras situações relevantes para o manejo populacional, condicionadas à avaliação técnica da Semma. As informações e detalhes constam no decreto nº750/2018, disponível no link (https://bit.ly/3Eo0b0x). O decreto está na página 7 do arquivo.

Interessados em participar da próxima edição do mutirão devem se inscrever no programa preenchendo o formulário que está disponível no site da prefeitura (https://www.pinhais.pr.gov.br/castracao). Ressaltando que a participação do projeto está condicionada aos critérios exigidos.

Para tratar do assunto e receber orientações, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, com a Divisão de Bem-Estar Animal, pelos telefones (41) 3912-5705 e 3912-5707.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email