Em sessão ordinária realiza nesta terça-feira, a câmara de vereadores de Piên aprovou uma proposição que trata de implantação de um Centro de Reabilitação em Terapia e Equoterapia. O documento é de autoria conjunta dos vereadores Giomar da Rosa (Juma), Eduardo Ferreira, Dori Ritzmann e Almir Mielke.
Conforme a justificativa, a unidade se caracteriza pelo atendimento multiprofissional e interdisciplinar especializada na área de Medicina Física e Reabilitação. Já em relação ao método da equoterapia, que utiliza o cavalo em suas atividades, a prática, do ponto de vista da psicologia, é importante por desencadear vários comportamentos e sentimentos, com os quais, o psicoterapeuta irá trabalhar utilizando o cavalo como agente facilitador, sendo esta recomendada para portadores de necessidades especiais, além de poder ser utilizado para aliviar ou minimizar problemas de estresse, depressão, dificuldades no aprendizado e síndrome do pânico.
Em plenário, os autores da proposta reiteraram a importância do espaço no atendimento aos que necessitem. Na oportunidade, destacaram que a medida pode beneficiar alunos da Apae, da Associação de Amigos do Autista (AMA) e aqueles com dificuldades de aprendizagem escolar.
Castramóvel – A pauta da reunião também contou com aprovação da indicação assinada pela vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, propondo que quando entrar em operação o serviço do Castramóvel, as atividades sejam priorizadas com relação aos cachorros de rua. Na oportunidade, a legisladora reiterou a necessidade deste atendimento, considerando o grande número de animais abandonados pelas vias públicas da cidade e comentou ainda sobre o acolhimento no procedimento pós-cirúrgico e o trabalho da ONG Mia.
As indicações, aprovadas de forma unânime, seguem agora para análise do poder executivo.