Seguindo o Plano Estadual de Vacinação, motoristas receberão a vacina contra a Covid-19 em Piên. Primeiramente os motoristas do transporte coletivo e na sequência será a vez dos caminhoneiros. Segue também a vacinação de gestantes, puérperas e população em geral acima de 51 anos de idade.
Na segunda-feira (28) a vacinação para o público em geral ocorreu de forma dividida. Pessoas com 51 e 52 anos foram vacinadas durante a tarde no Poço Frio, e a partir de 52 anos em Trigolândia e Campina dos Maia. A Unidade Central de Saúde também aplicou o imunizante nestas pessoas, durante todo o dia.
O grupo de gestantes e puérperas foi vacinado na Unidade Central de Saúde. Na mesma unidade também são vacinadas as pessoas que possuem alguma das comorbidades descritas no Plano Estadual de Vacinação.
Quanto à vacinação dos motoristas, a coordenadora de saúde Mayara Grosskopf explica que neste momento a prioridade é vacinar os trabalhadores do transporte coletivo. “Isso porque estes motoristas transitam pela cidade toda e tem contato diariamente com muitas pessoas de todas as localidades”, comentou Mayara. Ela explica ainda que esta divisão é necessária devido ao fato do município ter recebido poucas doses desta vacina do laboratório Jassen.
Na segunda-feira (28) as agentes comunitárias de saúde realizaram um levantamento para fazer a programação de vacinação para os caminhoneiros residentes na cidade. Nesta terça (29) e quarta-feira (30) todos os caminhoneiros acima de 40 anos poderão receber o imunizante. Basta possuir comprovante que trabalhe na função e se deslocar na Unidade Central de Saúde, das 8h às 16h30 para receber a vacina. “Lembrando que caso algum não tenha sido localizado deve procurar a agente de saúde responsável pela sua localidade”, lembrou Mayara.
Tanto os motoristas do transporte coletivo como os caminhoneiros estão recebendo a vacina do laboratório Jassen, que é aplicada em dose única. “Tivemos que fazer esta divisão sendo que recebemos poucas doses desta vacina. O Paraná deve receber nos próximos dias mais doses da vacina, porém ainda não foi repassado o quantitativo de quantas irão ser destinadas para os municípios”, finalizou Mayara.