Mesmo com adesão de todos os municípios paranaenses e com o programa do Governo do Estado de vacinar a população de domingo a domingo, o índice de vacinação ainda é baixo em alguns municípios da região.
Um levantamento feito por O Regional mostra que as cidades da região suleste paranaense imunizaram 7,2% da população. O município que mais vacinou foi Tijucas do Sul com 11,9%.
A secretária de saúde de Agudos, Irani Santos, disse que o estabelecimento de grupos prioritários no município é uma estratégia de gerenciar as doses recebidas do governo estadual. “Criamos um protocolo onde iniciamos a vacinação no mesmo dia em que as doses chegam, isso só foi possível graças ao bom trabalho da nossa equipe da saúde que identificou e organizou toda a população por faixa etária com antecedência”, afirma.
Irani comenta que para agilizar os atendimentos, a equipe está sendo distribuída para que os idosos sejam vacinados diretamente em suas residências. A secretária diz que foi adotado o modelo drive-trhu em locais estratégicos do município.
O governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, orientou e pediu que as cidades acelerem o ritmo de vacinação. “A nossa orientação é que os municípios acelerem a vacinação para imunizar o maior número de pessoas, com aplicações todos os dias da semana, de domingo a domingo, sem interrupção. Quanto mais paranaenses estiverem vacinados, mais rapidamente conseguiremos vencer essa pandemia”, afirmou Ratinho Junior.
O objetivo do governo é aumentar a escala de aplicação para que no mês de abril, todas as pessoas com 60 anos ou mais sejam vacinadas, para então incluir novos grupos prioritários, como policiais e professores. “Algumas cidades já estão vacinando o público a partir de 65 anos, mas a ideia é vacinar cada vez mais rápido. O sistema de saúde do Paraná é bastante organizado. Tendo vacina, conseguimos aplicar de forma muito célere”, defendeu o governador.
O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, disse que a orientação nesse momento é gastar o estoque destinado à primeira dose, e que trabalhará cobrando para que o Governo Federal e o Ministério da Saúde garantam a segunda dose do imunizante. Ainda de acordo com Beto Preto, o importante é ampliar o número de vacinados, para a diminuição de casos que precisem de atendimento médico. “Com o esforço dos municípios paranaenses, o trabalho de prefeitos e secretários municipais de saúde, conseguiremos chegar logo a uma boa porcentagem da população paranaense imunizada”, enfatizou.
ERRATA: Em edição semanal do jornal impresso O Regional, a cidade de Tijucas do Sul está com a média da população vacinada de 4,3%, o que está errado. A média de imunização da cidade é de 11,9%, e com população estimada em 17.084. Pelo erro, pedimos desculpas.