Na coluna da semana passada trouxemos a informação de que Paranaguá está recebendo uma ação muito importante com a formação de “Agentes do Meio Ambiente”, os AMA. Acessando o site cidadeama.com.br, Facebook www.facebook.com/paranaguaama e baixando o aplicativo no Google Play AMA – Agentes do Meio Ambiente podemos participar ativamente para a melhoria de nossa cidade. Reitero que as cidades que quiserem também desenvolver esta ação podem enviar um e-mail para contato@cidadeama.com.br para receberem maiores informações.
AMA é Agente do Meio Ambiente, uma pessoa que está envolvida em diversas frentes de atuação com objetivo de preservar o meio ambiente, com atitudes que fazem parte do seu dia-a-dia. O objetivo do programa é motivar o cidadão a comportamentos sustentáveis através de uma série de tarefas a serem cumpridas residencialmente e comunitariamente. Ele deve estar engajado na comunidade onde está inserido, atuando como influenciador de boas práticas de sustentabilidade. Inicialmente o programa vai funcionar com um sistema de pontos onde os participantes vão poder trocar esses pontos por brindes das empresas parceiras.
Tudo está baseado em tarefas ambientais. São as tarefas que visam engajar o cidadão conscientizando e educando sobre os fatos que mais causam impactos no meio ambiente. Nelas cada agente:
- Aprende e aplica no dia-a-dia cuidados com o meio ambiente (separação de resíduos por categoria).
- Separação e destinação de óleos, vidros, metais, pilhas e eletrônicos (logística reversa).
- Inspira e estimula vizinhos a colaborarem com a limpeza e manutenção das suas quadras.
- Identifica e informa os pontos de descarte irregular de resíduos (foto), acúmulo de entulhos e bueiros entupidos.
- Varre sua calçadas e meio-fio.
- Pratica a compostagem caseira de resíduos orgânicos para reuso como adubo.
- Responde a pesquisas de opinião, sugestões e dúvidas, ajudando a melhorar a qualidade dos serviços essenciais.
Por: Raphael Rolim de Moura – Biólogo, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor universitário e atualmente ocupa Diretoria na Comec