sábado, 25
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 04/09/2020

Lapa I

A próxima semana será decisiva para as candidaturas no município da Lapa. Até ontem a informação é de que o prefeito Paulo Furiati (MDB) teria declinado da disputa pelo segundo mandato. Se isso ocorrer, a chapa de vereadores do MDB estará sem rumo. Já o PSD está tentando construir uma candidatura a prefeito, e quem curiosamente articula para isso é o farmacêutico Rui da Farmácia, que é do PSB.

Lapa II

O pré-candidato a prefeito pelo Republicanos, Fernando Lacerda, convidou o Partido Verde (PV) para compor chapa majoritária. E provavelmente o aceite ou negativa do PV é que vai definir o futuro do Republicanos. Candidatura certa mesmo, embora ainda sem candidato a vice-prefeito, é do vereador Josias Camargo (PDT), que já anunciou seu nome para prefeito.

Convenção em Contenda. Foto: DivulgaçãoContenda

Convenção realizada em Contenda nesta semana praticamente confirmou a primeira chapa majoritária na disputa pela prefeitura do município. O empresário Antonio Mostarda (PSL) vai concorrer novamente a prefeito com o vereador Gilmar Carpejani (PSC) na vaga de candidato a vice-prefeito. Antes mesmo da convenção a dupla já havia sido confirmada em reunião com representantes do governo do Estado, que tem em Carpejani seu principal representante na cidade.

Mandirituba

O vereador e pré-candidato à prefeito de Mandirituba, Felipe Machado (Pros), tem trabalhado no fortalecimento do grupo para a disputa eleitoral e reúne pelo menos três partidos na coligação; Pros, Podemos e PSL. Nesta semana foram fortes os comentários na cidade de que o candidato a vice-prefeito na chapa de Felipe Machado será o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região, Anderson Teixeira. O sindicalista reside já por vários anos no município.

Agudos do Sul

A agricultora Marlene Soares (Podemos) reafirmou a sua pré-candidatura à prefeita de Agudos do Sul. Em uma chapa que inclui ainda o PMN, o grupo ainda não definiu o nome do pré-candidato à vice, o que deve acontecer na convenção marcada para este domingo. Marlene Soares vai se apresentar como opção de renovação em relação aos nomes que se alternam na direção do município.

Tijucas do Sul

Uma grande frente de partidos está se unindo em torno da candidatura do ex-prefeito Altair Gringo (PP) em Tijucas do Sul. Segundo consta, são 11 siglas na coligação. Gringo deverá enfrentar Amarildo Carvalho (PSC), que já disputou a última eleição. O atual prefeito, Cesar Matucheski (PSDB) não vai concorrer a reeleição.

Piên

Em Piên a disputa eleitoral vai se concentrar em voltar ao passado, com ênfase nos crimes que aconteceram após a última eleição regular no município, ou não. Vai ser difícil não associar nesta eleição tudo que a cidade passou e que inclusive foi notícia em todos os veículos de comunicação da grande imprensa do país. E, impressionantemente, ainda há um certo sentimento de medo no município, que evita até mesmo se manifestar publicamente.

Fraudes

Operação da Receita Estadual, Ministério Público do Paraná e Polícia Civil cumpriu ontem dois mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão na chamada “Operação Taregas”. Originada em levantamentos da Receita Estadual para apurar fraudes tributárias, a operação foi desencadeada no âmbito do MPPR pelo Gaeco e Gaesf. Conforme apurado pela Receita, há suspeitas de que pelo menos 25 empresas tenham sido envolvidas em fraudes para gerar créditos ilegais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em prejuízo do Estado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email