Na última sexta-feira foi divulgada a lista de microdados, por escolas, de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Após a divulgação pelo Ministério da Educação, foi realizado um levantamento dos resultados dos colégios do suleste paranaense baseado em tabulação feita pela startup Evolucional, incluindo as médias das quatro áreas de conhecimento e mais a redação.
A lista inclui as escolas que se enquadram nos critérios mínimos estabelecidos para tabulação e considera apenas alunos que estavam cursando ou eram concluintes do ensino médio em 2019. A tabulação incluiu apenas candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação e a média das escolas foi calculada se ao menos 10 alunos participaram do Enem.
Na região, a melhor média apontada pelo levantamento foi do Colégio Bom Jesus São José, de Rio Negro, da rede privada, com 650,38. Os outros dois melhores números também são de estabelecimentos particulares.
Entre os estabelecimentos da rede estadual, a melhor avaliação foi do Colégio Lucy Requião Melo e Silva, de Fazenda Rio Grande, com média de 551,08, seguido do CEEP de Fazenda Rio Grande, com 540,11. Na sequência aparece o Centro de Educação Profissional Agrícola da Lapa, com 537,46.
O Colégio Agrícola da Lapa aparece com frequência entre os mais bem avaliados do suleste. Segundo o diretor, Eros Berg Ferreira do Amaral, isto é resultado do trabalho de toda a equipe, desde professores, pedagogos, até todos os funcionários, e da estrutura oferecida. “O fato de oferecermos ensino em tempo integral também favorece”, avalia. O estabelecimento, iniciado em 2004, conta com cerca de 360 alunos de diversas cidades da região.