Mesmo depois de fechada, a antiga escolinha de Areia Branca dos Nogueiras, em Mandirituba, segue sendo local de muito aprendizado. Esta história se dá pelo talento e força de vontade da Dona Santilha, que utilizando das suas habilidades com a costura, fundou o Clube de Mães da comunidade.
Uma vez por semana as seis integrantes do grupo se reúnem para a produção de peças decorativas de artesanatos e travesseiros, que foram ensinados pela Dona Santilha. “Realizamos costura, bordado, crochê e tricô. Toda a matéria prima é obtida por meio de doações da comunidade e, posteriormente, comercializadas pelas mães”, relata a fundadora do clube, destacando o orgulho com o trabalho realizado. “É gratificante saber que o meu ensinamento trouxe mudança para a vida de pessoas. Algumas delas chegaram aqui com início de depressão ou então passavam o dia apenas nos afazeres domésticos”, recorda.
Em visita ao Clube de Mães, a secretária municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Claudino Biscaia, ressaltou todo o trabalho desenvolvido pelo grupo. “Além de artesanatos, o clube tem sido voluntário na confecção de máscaras, as quais são distribuídas às pessoas que não têm condições de comprarem este item para se protegerem da pandemia”, enfatiza.