Para frear o avanço da Covid-19 no município, a equipe da Secretaria de Saúde de Tijucas do Sul vem trabalhando em várias frentes. Além de todo suporte médico, os profissionais têm ido a campo e repassado uma série de orientações visando a prevenção da população.
Em um dos trabalhos realizados nesta semana, os servidores da saúde percorreram as ruas centrais e os pontos de maior aglomeração de pessoas para a aferição de temperatura. “Junto a perda do paladar, a febre é um dos sinais característicos da doença. Quando constatada alguma inconformidade, é sugerido o resguardo e tomadas as medidas cautelares”, detalha a coordenadora da Vigilância em Saúde, Helen Aline Melo.
Paralelamente, a equipe da prefeitura implantou na rodovia barreiras sanitárias em dois pontos de entrada da cidade. “Estes locais foram implantados nos bairros da Campina e da Lagoa. Todas as pessoas que adentram na cidade estão recebendo orientações”, destaca Helen. Este trabalho conta também com o apoio da Polícia Militar.
Contabilizando mais de 40 casos confirmados de coronavírus no município, as autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção. “Infelizmente, é muito comum ver pessoas de outras cidades, que podem estar contaminadas, em churrascos nos finais de semana aqui em Tijucas. Atitudes assim são perigosas e podem colocar muitas famílias em perigo”, alerta Helen, salientando que as próximas duas semanas serão cruciais. “O pico do contágio deve ser nestes dias e o sistema de saúde já está sofrendo com a alta da demanda. Por isso, para que o poder público não tenha que tomar medidas mais enérgicas de isolamento, pedimos que haja cautela e responsabilidade de todos”, enfatiza Helen.
Para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre a Covid, a prefeitura disponibilizou um canal exclusivo pelo telefone 99272 6981, que também conta com aplicativo WhatsApp.