terça-feira, 30
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 13/12/2019

O presidente da Comec, Gilson Santos, durante encontro com prefeitos da Região Metropolitana. Foto: DivulgaçãoPrefeitos

O presidente da Comec, do governo estadual, Gilson Santos, destacou nesta semana durante encontro com prefeitos da Região Metropolitana a importância que o governador Ratinho Júnior deu ao fortalecimento da autarquia a partir do atual mandato e que é fundamental aos prefeitos o entendimento de que um órgão metropolitano forte trará resultados para todos. O desafio para 2020 será o início do debate sobre o novo plano diretor da região.

Fazenda Rio Grande

Fato curioso e de destaque nesta semana em Fazenda Rio Grande. Após movimentação da comunidade, os vereadores reprovaram projeto da prefeitura que pretendia alterar perímetro urbano do município e permitir novo adensamento populacional. Moradores se mostraram contra o “inchaço” urbano e a possibilidade de prejuízo ao atendimento dos serviços básicos.

Quitandinha

O presidente da câmara de vereadores de Quitandinha, Marquinhos da Acarpa (PP), estuda a possibilidade de devolver a prefeitura o valor de R$ 450 mil, que é resultado da economia realizada ao longo deste ano. A pretensão é que a prefeitura utilize este recurso para compra de uma máquina escavadeira, equipamento que atualmente a prefeitura tem que locar e utiliza na realização dos serviços da saibreira e no atendimento aos agricultores. O repasse está em análise pelos legisladores e deve ter uma definição nos próximos dias.

Campo do Tenente

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (MDB), encerra o ano aliviado com o pagamento do décimo terceiro dos servidores, que acontecerá nesta sexta-feira. Segundo ele, a receita tem sido cada vez mais justa e exigido muita austeridade financeira por parte da prefeitura, impedindo de realizar outros investimentos por conta própria. Apesar desta dificuldade, Quege destaca que está satisfeito com o bom volume de obras desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Nabor Longuinos Dorabiello, ex-prefeito de Agudos do Sul, recebendo o título de Cidadão Honorário. Foto: Arquivo/O RegionalAgudos do Sul l

Faleceu nesta semana Nabor Longuinos Dorabiello, ex-prefeito de Agudos do Sul, que governou o município na gestão 1989 a 1992. Ele também foi vereador no município nas gestões de 1970 a 1973 e de 2005 a 2008. A prefeitura e a câmara de Agudos emitiram nota de pesar. Em maio deste ano, Nabor foi homenageado pela câmara de vereadores com o título de cidadão honorário.

Agudos do Sul II

Foi acirrada a votação que culminou na aprovação das contas do poder executivo de Agudos do Sul do exercício financeiro de 2017. O parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) era favorável a aprovação. Na votação no legislativo, realizada na sessão da última segunda-feira, foram cinco votos favoráveis e quatro contrários. Os votos eram secretos.

Piên

Os vereadores de Piên encerram o período legislativo com discursos bem mais amenos do que se deu durante o ano e falaram, inclusive, que esperam 2020 com mais harmonia e menos ataques entre os poderes locais. Se isso vai mesmo se confirmar só o tempo dirá. Principalmente às vésperas do período eleitoral.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email