domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 13/12/2019

O presidente da Comec, Gilson Santos, durante encontro com prefeitos da Região Metropolitana. Foto: DivulgaçãoPrefeitos

O presidente da Comec, do governo estadual, Gilson Santos, destacou nesta semana durante encontro com prefeitos da Região Metropolitana a importância que o governador Ratinho Júnior deu ao fortalecimento da autarquia a partir do atual mandato e que é fundamental aos prefeitos o entendimento de que um órgão metropolitano forte trará resultados para todos. O desafio para 2020 será o início do debate sobre o novo plano diretor da região.

Fazenda Rio Grande

Fato curioso e de destaque nesta semana em Fazenda Rio Grande. Após movimentação da comunidade, os vereadores reprovaram projeto da prefeitura que pretendia alterar perímetro urbano do município e permitir novo adensamento populacional. Moradores se mostraram contra o “inchaço” urbano e a possibilidade de prejuízo ao atendimento dos serviços básicos.

Quitandinha

O presidente da câmara de vereadores de Quitandinha, Marquinhos da Acarpa (PP), estuda a possibilidade de devolver a prefeitura o valor de R$ 450 mil, que é resultado da economia realizada ao longo deste ano. A pretensão é que a prefeitura utilize este recurso para compra de uma máquina escavadeira, equipamento que atualmente a prefeitura tem que locar e utiliza na realização dos serviços da saibreira e no atendimento aos agricultores. O repasse está em análise pelos legisladores e deve ter uma definição nos próximos dias.

Campo do Tenente

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (MDB), encerra o ano aliviado com o pagamento do décimo terceiro dos servidores, que acontecerá nesta sexta-feira. Segundo ele, a receita tem sido cada vez mais justa e exigido muita austeridade financeira por parte da prefeitura, impedindo de realizar outros investimentos por conta própria. Apesar desta dificuldade, Quege destaca que está satisfeito com o bom volume de obras desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Nabor Longuinos Dorabiello, ex-prefeito de Agudos do Sul, recebendo o título de Cidadão Honorário. Foto: Arquivo/O RegionalAgudos do Sul l

Faleceu nesta semana Nabor Longuinos Dorabiello, ex-prefeito de Agudos do Sul, que governou o município na gestão 1989 a 1992. Ele também foi vereador no município nas gestões de 1970 a 1973 e de 2005 a 2008. A prefeitura e a câmara de Agudos emitiram nota de pesar. Em maio deste ano, Nabor foi homenageado pela câmara de vereadores com o título de cidadão honorário.

Agudos do Sul II

Foi acirrada a votação que culminou na aprovação das contas do poder executivo de Agudos do Sul do exercício financeiro de 2017. O parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) era favorável a aprovação. Na votação no legislativo, realizada na sessão da última segunda-feira, foram cinco votos favoráveis e quatro contrários. Os votos eram secretos.

Piên

Os vereadores de Piên encerram o período legislativo com discursos bem mais amenos do que se deu durante o ano e falaram, inclusive, que esperam 2020 com mais harmonia e menos ataques entre os poderes locais. Se isso vai mesmo se confirmar só o tempo dirá. Principalmente às vésperas do período eleitoral.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email