Após o período de testes, em Curitiba, apenas para a área de medicamentos, os paranaenses têm agora um novo canal para acessar a Ouvidoria Geral da Saúde do Estado, o aplicativo WhatsApp. Por meio do número (41) 3330 4414, o serviço está disponível para todas as demandas, em qualquer assunto e em todo o Paraná.
Além do aplicativo, a população também pode formalizar os registros pessoalmente na Secretaria de Estado da Saúde, via carta, telefone ou, ainda, por meio do formulário disponível no site da Secretaria. Independente do canal de registro, todos os atendimentos da Ouvidoria passam pelo mesmo fluxo e o tratamento da informação é mesmo.
O secretário da Saúde, Beto Preto, destaca que este é um importante avanço para otimizar os serviços prestados. “A inovação permeia todo o governo nesta gestão e na área da saúde inovar é uma busca diária”, destaca.
As manifestações pelo aplicativo podem ser de elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia, e cada um dos tipos de manifestações tem um fluxo e prazo de retorno ao cidadão. O retorno será realizado em até 30 dias, porque em algumas situações as demandas são encaminhadas às áreas específicas citadas na declaração.