Um dos grandes objetivos da prefeitura de Mandirituba está em potencializar a atividade turística na cidade. Um dos mecanismos explorados neste sentido são as caminhadas na natureza, que neste ano levaram mais de 5.500 pessoas a percorrerem a área rural, tornando o município o segundo colocado no ranking nacional no número de participantes.
De acordo com o diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Alex de Paula, este levantamento é feito pelo EcoBooking, que é um sistema de gestão do turismo. A cidade de São José dos Pinhais é a que registrou o maior número de participantes nas caminhadas com 14.222 inscritos, enquanto que Mandirituba foi a segunda colocada com 5.553, seguida do município de Alta Floresta, no Mato Grosso, com 5.550 caminhantes. “É um marco importante e fruto de todo um trabalho desenvolvido em parceria com as comunidades e a Emater. Em todas as quatro caminhadas realizadas neste ano em Mandirituba, tivemos recorde de inscritos”, destacou Alex.
Para o próximo ano, os organizadores esperam resultados ainda melhores. “A cada edição é buscado qualificar o percurso da trilha, implantando também toda a estrutura necessária para bem receber a todos. Estes fatores são avaliados positivamente pelos participantes, atraindo outras pessoas para o evento seguinte”, detalha Alex, ressaltando a importância destas promoções para a economia local. “As comunidades obtêm uma boa lucratividade com a venda do café da manhã e do almoço. Além disso, produtores do município vendem seus produtos coloniais, que são bastante requisitados pelos participantes, e a rede hoteleira acaba ficando também aquecida”, concluiu Alex.