Por um longo período, o município de Tijucas do Sul vinha enfrentando um grave problema quanto à contratação de médicos. A dificuldade era tamanha, que em algumas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) não havia atendimento em período integral e a população ficava desassistida. Além disso, desde 2017 o município estava sem atendimento especializado de pediatria.
Após uma série de tentativas frustradas, a prefeitura conseguiu enfim reestruturar sua equipe médica. Desde o último mês, iniciaram os atendimentos mais três clínicos gerais e uma nova pediatra. “Com este reforço, todas as cinco unidades ESF do município têm suas equipes completas, com médicos da família atendendo 40 horas semanais”, detalha a coordenadora da atenção especializada, Bianca Rocha, pontuando a importância deste reforço. “O acompanhamento aos pacientes será mais próximo, sendo possível ampliarmos o atendimento em outras frentes específicas, como o programa Saúde Mental”, salienta.
Além dos novos clínicos gerais, o município contratou, através de processo licitatório, a pediatra Edna Duarte, que atenderá no município dois dias na semana em período integral. “A pediatria é uma especialidade importantíssima, visando garantir a saúde das crianças. Por meio dela, é possível o diagnóstico de doenças precoces, evitando que a enfermidade se agrave”, destaca Bianca.
Para ter o atendimento da pediatria, a criança deve ser primeiramente levada à unidade de saúde mais próxima para que a equipe técnica avalie e, se necessário, encaminhe para o atendimento especializado. “Reforçamos a necessidade desta primeira análise para que possamos bem atender a toda a demanda”, concluiu Bianca.