A manutenção das estradas, bueiros e pontes se tornou nos últimos anos um trabalho árduo para a prefeitura de Tijucas do Sul. Com uma frota de máquinas e caminhões sucateada, a extensa malha viária apresentava condições precárias. Para reverter este cenário, a administração reforçou a frota com novas aquisições e, na última semana, implantou um novo modelo de trabalho.
Segundo o responsável pelo Setor Rodoviário, João Eloi da Maia, o efetivo foi dividido em duas equipes, sendo que cada uma delas conta com motoniveladora, caminhão e retroescavadeira. “Além destes maquinários, temos outros de reserva que serão utilizados em casos de substituição quando houver necessidade de conserto ou mesmo para fazer a manutenção correta”, relata Eloi.
Além da formulação das equipes, a prefeitura estabeleceu um cronograma semanal de serviços a serem desempenhados. “Com este sistema, aliado às boas condições climáticas, já trabalhamos em várias localidades com a manutenção das estradas e bueiros, além de substituir duas pontes de madeira, uma na comunidade do Taboado e outra no Postinho”, salienta Eloi. A prioridade tem sido as vias principais, onde trafega o transporte escolar, sendo atendidos também pontos emergentes. “Pretendemos revitalizar esta primeira parte até o final de abril. Em seguida, seguiremos para as estradas secundárias e vicinais”, comentou.
Para o prefeito Cesar Matucheski, a manutenção das estradas é primordial e vem recebendo adequações para otimização dos serviços. “Após adequar a estrutura de maquinário, estamos implantando novos mecanismos para que possamos atender com qualidade e agilidade. Agradeço o empenho dos servidores do setor que tem colaborado com este projeto”, ressaltou.