A produção de cogumelo champignon é uma das alternativas de renda que vêm gradualmente ganhando espaço. Em Tijucas do Sul, a Coopertijucas encabeça um importante projeto voltado a esta cultura visando a expansão em toda a região metropolitana. Com o intuito de qualificar esta produção, a cooperativa estará promovendo um curso.
Esta capacitação, que acontece em parceria com o produtor Bennie Berens, conta com aulas teóricas e técnicas. “As atividades acontecerão uma vez por mês em Tijucas do Sul, sendo que a participação é uma exigência para que novos agricultores possam se associar a Coopertijucas”, detalha o presidente da entidade, Sérgio de Oliveira Brito. Para os iniciantes, será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 60,00 referente a apostila, sendo que para os já cooperados, que também podem participar do curso, a participação não terá custos. “A realização da matrícula deve acontecer até a próxima quarta-feira, dia 20”, ressalta Sérgio.
A realização do treinamento foi pleiteada tendo em vista a grande procura de produtores para ingressar na atividade. “Temos mercado para expandir a produção, mas precisamos que os interessados conheçam o manejo correto, além de atualizar novas técnicas para os que já atuam nesta cultura. Assim, teremos produtos de qualidade e a rentabilidade será consequentemente melhor”, pontua Sérgio.
Fundada em 2013, a Coopertijucas conta atualmente com cerca de 50 produtores cooperados. “Estamos processando semanalmente em torno de 10 a 15 toneladas, comercializando a produção em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, relata Sérgio, ressaltando a rentabilidade do cogumelo. “É uma cultura que não exige grande espaço físico, sendo produzida em estufa climatizada. Além disso, é uma alternativa interessante para diversificar a atividade agrícola”, enfatiza.
Maiores informações sobre o curso e sobre a produção de cogumelo podem ser obtidas diretamente na Coopertijucas, que está localizada na rua Marcelino Champagnat, no bairro Lagoa, ou pelo telefone 3674 1401.