domingo, 12
 de 
janeiro
 de 
2025

Politicando 23/11/2018

Ratinho Junior. Foto: Reprodução/FacebookGoverno I

Ainda é grande a expectativa em torno do anúncio dos novos secretários de Estado no governo de Ratinho Junior. Até o momento, nomes para pastas estratégicas não foram confirmados. Como o governador eleito viajou ontem para os Estados Unidos, novos anúncios somente devem ser feitos a partir da próxima quarta-feira. Ontem, Ratinho anunciou a procuradora Letícia Ferreira da Silva como responsável pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Governo II

Entre as secretarias estaduais que mais chamam atenção dos prefeitos está sem dúvidas a do Desenvolvimento Urbano (Sedu). É ali que os governantes municipais fazem fila para tentar ampliar a liberação de recursos e assinar novos convênios. Uma das apostas para chefiar essa pasta é João Ortega, o braço direito de Ratinho Junior. À conferir.

Governo III

Entre as especulações de nomes feitas para a composição do governo estadual existe o nome do deputado estadual Guto Silva (PSD) para a Chefia da Casa Civil. Na Secretaria da Saúde chegou-se a falar do deputado estadual Ney Leprevost (PSD). E na Secretaria de Infraestrutura foi cogitado o deputado federal Sandro Alex (PSD).

Piên I

Com o falecimento do prefeito de Piên, Livino Tureck, a sucessão municipal virou um grande quebra-cabeças. Pela lei maior, que é a Constituição Federal, deve-se realizar nova eleição, até o período de 3 meses. No entanto, a Lei Orgânica do município não fala em nenhum momento em nova eleição, mas sim que o cargo deverá ser ocupado pelo vice-prefeito e na falta dele pelo presidente da câmara.

Piên II

O atual presidente da câmara, Eduardo Ferreira (PSDC), assumiu a prefeitura de Piên conforme determina a lei. No entanto, no próximo dia 11 de dezembro haverá nova eleição para a presidência da câmara e há quem defende que Eduardo não pode participar porque já está prefeito e deve continuar até que exista a nova eleição. Já outros defendem que ele participe normalmente e que o novo presidente eleito é que se torne prefeito a partir de 1º de janeiro.

Piên III

Embora a lei fale em nova eleição, é possível que ela simplesmente não ocorra. Uma nova eleição custa dinheiro à Justiça Eleitoral e depende de certa logística, além disso, em cerca de um ano e meio já terá inicio a nova campanha eleitoral. Ou seja, é provável que o vereador que vire prefeito interino fique assim até 2020.

Tijucas do Sul

O ex-prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP), contou nesta semana que mantém frequente contato com a população e muitos já lhe cobram o regresso a vida política, inclusive disputando novamente a prefeitura local. Segundo ele, foram dois mandatos em tempos difíceis, com ampla crise política e econômica no país, o que dificultou em muito as ações da prefeitura.

Mandirituba

O prefeito de Mandirituba, Luís Antônio Biscaia (foto) (PSC), relatou que uma das metas no próximo ano são os recursos para obras de pavimentação em vários bairros. Ele informou que existem vários projetos neste sentido já elaborados e cadastrados junto aos governos estadual e federal. Luís Antônio destaca que o município apresenta um déficit expressivo de ruas não pavimentadas.

Campo do Tenente

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (MDB), informou que a prefeitura vai encerrar o ano com as contas em dia e com a situação financeira estabilizada. Segundo Quege, durante todo o ano foi realizado um amplo trabalho de contenção de despesas em várias secretarias, com exceção de pastas fundamentais como a Saúde e Educação. A pretensão para o próximo ano é de que as receitas tenham aumento e o poder de investimento seja maior.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email