Neste domingo, dia 28 de outubro, milhões de pessoas em todo o Brasil voltam às urnas para o segundo turno das eleições. É a definição de quem vai ser o novo presidente do país e, em alguns estados, também haverá a escolha dos novos governadores para os próximos quatro anos.
Como no Paraná a disputa pelo governo foi definida no primeiro turno, os eleitores do suleste paranaense terão apenas a escolha para presidente, que tem como candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). A votação ocorre das 8 às 17 horas. Na região, os cartórios eleitorais realizaram nos últimos dias os procedimentos de carga e lacração das urnas, que estão prontas para serem enviadas no fim de semana aos seus endereços. A expectativa é de que não se repita a formação de grandes filas em muitas seções eleitorais, como ocorreu no primeiro turno, no dia 7.
Segundo Samantha Balduino dos Santos Ferst, chefe de cartório da 144ª Zona Eleitoral, de Fazenda Rio Grande, entre os motivos para isto ter ocorrido estão o grande número de candidatos para serem votados no primeiro turno e algumas dificuldades na identificação biométrica, problema este ocorrido em todo o Paraná. “Em alguns casos, em que não foi possível a identificação pela biometria após quatro tentativas, os eleitores tiveram que assinar o caderno de votação para poder votar”, explica.
Na região atendida pela 11ª Zona Eleitoral, de Rio Negro, onde todos os municípios tiveram pela primeira vez eleição com biometria, o problema também ocorreu. O chefe de cartório Robson Machado Felício dos Reis explica que tanto eleitores quanto mesários, apesar destes terem recebido treinamentos, não estavam totalmente acostumados com os novos procedimentos.
A Justiça Eleitoral espera que no segundo turno, com menos candidatos para votar, a votação seja mais rápida. “Orienta-se a votar pela manhã, evitando possíveis filas de última hora”, recomenda Samantha, alertando ainda que o eleitor deve confirmar o voto somente após aparecer a foto do candidato escolhido, se for o caso.
Como há comunidades em divisa com Santa Catarina, estado onde há segundo turno também para governador, Reis reforça que no Paraná a votação é somente para presidente. “Quem por algum motivo não votou no primeiro turno, pode e deve votar no segundo”, salienta ele, lembrando que todos devem estar munidos de documento oficial com foto e que o aplicativo e-Título com foto no celular também é válido.