O domingo, 7 de outubro, é dia da realização das eleições gerais, um dos acontecimentos mais importantes da democracia no Brasil. Nesta data, os brasileiros escolherão quem governará o país e os estados pelos próximos quatro anos, bem como os representantes do legislativo.
A votação ocorrerá entre 8 e 17 horas de domingo. Ao chegar à cabine de votação, os eleitores digitarão seus votos na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, senador 1, senador 2, governador e presidente. Como desta vez são duas votações para o senado, é necessário atenção, pois, se o mesmo número for digitado para os dois cargos de senador, o segundo voto será anulado.
Neste ano, há uma preocupação da Justiça Eleitoral quanto ao tempo de votação, já que as pessoas terão que votar ao todo em seis candidatos. O chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, da Lapa, Daniel Leal Ganzert, orienta os votantes a levarem uma colinha com o número de seus candidatos anotados. “Orientamos ainda que, se possível, os eleitores procurem votar pela manhã, para evitar possíveis filas e transtornos de última hora”, recomenda.
O eleitor também deve estar atento à documentação necessária para votar. Deve ser apresentado um documento oficial de identificação com foto, sendo aconselhável também ter o título de eleitor para facilitar a localização da seção. Para quem fez o cadastro biométrico e possui o aplicativo de celular e-Título com foto, basta apresentar somente ele. Entretanto, não se pode ir até a cabine de votação com o aparelho celular.
Segundo Robson Machado Felicio dos Reis, chefe de cartório da 11ª Zona Eleitoral, de Rio Negro, o e-Título valerá neste caso comum documento oficial com foto. “O aplicativo possui informações atualizadas da seção em que se vota e inclusive pode orientar o eleitor em como chegar ao seu local de votação”, destaca Robson, recomendando as pessoas a o baixarem porque, segundo ele, a tendência no futuro é de que os títulos sejam emitidos apenas nesta forma eletrônica.
O suleste paranaense tem 665 seções eleitorais, sendo uma urna eletrônica para cada seção. Além disso, os cartórios eleitorais possuem mais equipamentos, uma reserva de contingência, caso alguma urna apresente problemas. Segundo os cartórios, elas já estão lacradas, aguardando transporte para os locais de votação. Na região, são 26 seções em Agudos do Sul, 18 em Campo do Tenente, 36 em Contenda, 216 em Fazenda Rio Grande, 112 na Lapa, 62 em Mandirituba, 32 em Piên, 44 em Quitandinha, 82 em Rio Negro e 37 em Tijucas do Sul.