sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Pinga Pinga 14/09/2018

A comunidade pienense passa a ter dificuldade com o serviço de telefonia móvel na cidade. Muitos aparelhos, mesmo estando na área central, estão apresentando sinais de ocupado ou fora de área.

Nesta semana, alguns moradores entraram em contato com este jornal para manifestar sua indignação e pedir às autoridades locais que façam alguma ação para resolver este problema. Muitos alegam prejuízos, a exemplo a classe dos taxistas.

Na próxima segunda-feira, às 19h30 será realizada uma palestra com o tema “Diálogo para construção de políticas públicas sobre drogas”, nas dependências da câmara municipal de Pien.

A palestra será ministrada pelo advogado e teólogo Carlos Weber que atua desde 1985 nesta área. A intenção da palestra será discutir estratégias de modo que os participantes possam repassar e colocar em prática o diálogo sobre as drogas.

O intuito também é conscientizar determinados grupos, alunos, no geral jovens e adolescentes sobre os malefícios das drogas, bem como prevenção e combate. O evento será aberto ao público. A palestra tem sido elogiada em todos os municípios que ela acontece.

O morador da localidade de Poço Frio, em Piên, Clede Ribas, procurou a sede deste semanário para reclamar sobre a falta de água que atinge cerca de 13 residências, há cerca de dois meses.

Segundo Ribas, o operador responsável não tem feito corretamente o remanejamento dos registros, o que acaba deixando sua residência e dos vizinhos sem água. Como não tem poço próprio, ele tem que ir nos vizinhos até mesmo para tomar banho.

De acordo com a comissão responsável pela gestão da água na comunidade, a ampliação da rede com a ligação de um segundo poço está em andamento e deverá ser concluída em breve, solucionando então o problema de falta de água em todos os pontos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou oito mortes, 132 pessoas feridas e 111 acidentes durante a Operação Independência no Paraná, que teve duração de quatro dias.

Os radares portáteis capturaram 9.084 imagens de veículos acima dos limites máximos de velocidade. Foram flagrados 73 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas e 538 manobras irregulares de ultrapassagem no estado.

Em 42 abordagens, a PRF constatou que crianças eram transportadas sem os equipamentos de retenção adequados à idade. No ano passado, durante a operação que teve um dia a mais de duração, foram registradas sete mortes, 145 feridos e 131 acidentes no Paraná.

Termina hoje a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Pais que ainda não vacinaram seus filhos, com idade entre doze meses e menores de cinco anos, devem procurar uma unidade de saúde.

Em todo o Paraná, a cobertura vacinal contra as duas doenças atingiu a meta estimada pelo Ministério da Saúde, de 95% do público-alvo da campanha. Na região, somados os dez municípios do suleste paranaense, a meta também foi alcançada.

Atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Contenda. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de ContendaDurante o mês de agosto, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Contenda realizou atividades relacionadas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em parceria com a Escola Alaor Cordeiro de Souza, educadores do município participaram do evento que aconteceu no Contendão.

Na ocasião, os profissionais participaram da palestra ‘Aprendizagem e suas implicações na escola e fora dela: a necessidade de repensar a prática pedagógica’, que foi ministrada pela professora Rosemeire Aparecida Loli, e da peça ‘Sorrir e Pensar’, da CIA de Teatro Giklaus, de Curitiba.

A programação abordou ainda o tema ‘Terapia Ocupacional no contexto escolar’, que foi explanado por Carla Beatriz de Souza. De acordo com a pasta, a ação teve como objetivo a formação dos docentes da rede municipal e da Escola Alaor Cordeiro de Souza, que atuam com estudantes com deficiência.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email