A câmara federal vem dando continuidade ao debate na comissão especial de licitação, que na última quarta-feira realizou uma audiência pública com representantes de entidades da sociedade civil. Na ocasião, foram discutidos mecanismos para qualificar o processo de contratação de empresas para o fornecimento de produtos e execução de obras.
Em seu discurso, o deputado Toninho Wandscheer ressaltou que a contratação não deve somente levar em conta o menor preço. “Hoje quem apresenta o melhor preço, em algumas situações até mesmo abaixo dos praticados no mercado, é contratado. Com isso, muitas vezes não entrega o produto desejado ou mesmo executa obras de má qualidade. Prova disso, é que temos inúmeros investimentos paralisados em todo o país em decorrência desta questão”, ressaltou Toninho.
Para o parlamentar, é necessário que o processo leve em conta também a qualidade do serviço prestado. “É preciso analisar se a empresa tem condição de fornecer o serviço a que se submete. Este processo necessita ser mais rigoroso para que o dinheiro público seja aplicado como se deve”, salientou Toninho, enumerando outros pontos. “Aliado a tudo isso, a sociedade também pede mais mecanismos de transparência e controle, fundamentais para o combate à corrupção”, concluiu.