Moradores de cinco municípios do suleste paranaense terão, a partir da próxima quarta-feira, o sinal analógico de televisão desligado e, após esta data, a programação de canais abertos passará a ser transmitida pelo sinal digital. A medida é válida para Curitiba e outras 26 cidades da região metropolitana, incluindo Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba e Tijucas do Sul.
Para continuar tendo acesso à transmissão, será necessário que todas as residências destes municípios estejam com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Nos demais municípios da região, o sinal analógico será desligado até o dia 31 de dezembro de 2023.
Em Mandirituba, a agência dos Correios está realizando a entrega gratuita de kits, que é composto por antena e aparelho conversor, para as famílias de baixa renda. “Iniciamos em setembro este trabalho e chegamos a entregar 90 kits por dia. Agora, nas últimas semanas, o movimento caiu consideravelmente, mas acreditamos que ao todo foram disponibilizados mais de 5 mil aparelhos”, destacou o atendente Jean Carlo Retcheski.
Kits gratuitos – Famílias de baixa renda que sejam atendidas pelo governo federal devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 370 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor e controle remoto. Para verificar a disponibilidade, a população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Caso o nome esteja na lista, o cidadão deve escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos.