segunda-feira, 21
 de 
abril
 de 
2025

Politicando 14/07/2017

Ex-presidente Lula. Foto: José Cruz/Agência Brasil Lula condenado I

Após muita expectativa o juiz Sérgio Moro, que responde pela Operação Lava Jato, concluiu o julgamento sobre as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Lula da Silva (PT). Na sentença, o juiz Sérgio Moro condena Lula a 9 anos e 6 meses de prisão, afirmando que existem documentos e depoimentos que comprovam que o “famoso” apartamento triplex no litoral de São Paulo era destinado ao ex-presidente. O imóvel seria uma forma de propina concedida pela empreiteira OAS em troca de favores na Petrobras.

Lula condenado II

A condenação do ex-presidente Lula, pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, é em primeira instância e cabe recurso. Ela também não impede a candidatura de Lula enquanto não for julgado na segunda instância, mas pode causar sérias dificuldades ao presidente. Há casos, por exemplo, que candidatos sob Júdice não têm seus nomes nas urnas de votação. Essa é a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por um crime comum.

Décimo terceiro

A prefeitura de Piên pagará de forma integral e antecipadamente o décimo terceiro salários dos servidores públicos. Total de 970 mil reais. Já as prefeituras de Rio Negro e Agudos do Sul confirmaram o pagamento de 50% do décimo agora em julho e o restante em dezembro. Para o comércio é sempre uma boa notícia essa injeção de recursos no meio do ano. Para alguns servidores uma certa preocupação, gastar agora e no final do ano não ter mais o recurso.

População nas cidades

Umas das principais matérias dessa semana de O Regional fala sobre a perspectiva do crescimento populacional na região até 2040. Das dez cidades pesquisadas apenas a Lapa não terá crescimento de moradores. E Rio Negro praticamente manterá a população. Nas outras oito cidades locais a população crescerá, principalmente em Fazenda Rio Grande e Mandirituba. Com tanta dificuldade de recursos saber que a população vai aumentar é bom ou ruim? E o que cada cidade vai fazer para se preparar diante dessa informação?

Lua de mel

Os primeiros seis meses de gestão nas administrações municipais são conhecidos por período de “lua de mel”, onde a população aceita desculpas e vai postergando queixas. Esse período já passou e em algumas cidades da região as reclamações pela precariedade dos serviços públicos vem crescendo. Alguns prefeitos, inclusive, já estão fazendo substituições em suas equipes para tentar melhorar a relação com os munícipes.

Quitandinha

Dois projetos de lei da prefeitura de Quitandinha foram aprovados pelos vereadores nesta semana. Ambos autorizam contratação de operação de crédito, o primeiro no valor de R$ 600 mil para pavimentação asfáltica, e o segundo de R$ 500 mil para aquisição de terreno que sirva como área industrial. Os recursos serão capitaneados junto à agência de fomento do governo estadual.

Quitandinha II

Em Quitandinha o vereador Marcelo Lechinoski (PR) comentou na reunião do legislativo sobre a questão da refeição para os servidores públicos que atuam nos setores de obras, rodoviário e urbanismo. A assessoria da prefeita Maria Júlia (PSDB) reconhece que é um compromisso de campanha, porém, vem sendo verificado a forma legal e operacional para que o serviço seja realizado. A dificuldade está em encontrar um estabelecimento que forneça a alimentação “no trecho”.

Piên

Ficaram acirrados os ânimos na câmara municipal de Piên nesta semana após o vereador João Nunes (PSD) chamar os demais edis de “Marias Jucélias”. Ele estava se referindo à esposa do prefeito que também é vereadora. Segundo ele, quando a vereadora Jucélia Tureck (PMDB) sinaliza seu voto os demais seguem sua decisão. Tanto Jucélia quanto os demais vereadores repudiaram as declarações, frisando a falta de respeito de João Nunes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email