Pré-campanha
O ex-senador e atual presidente do PDT no Paraná, Osmar Dias, reapareceu no cenário político nesta semana. Ele fez agenda na Região Metropolitana de Curitiba e hoje participa de dois eventos no noroeste do estado, em Maringá e Paranavaí. Osmar Dias já declarou que pretende disputar o governo do Paraná na eleição do próximo ano, mas estava recolhido nos últimos meses.
Partido
O anúncio de filiação do senador Alvaro Dias no Podemos, novo partido político que substituirá o PTN, já levantou a possibilidade de que seu irmão, Osmar Dias, tome o mesmo rumo. Outros dois pretendidos pela sigla são os ex-prefeitos de Curitiba e Londrina, Gustavo Fruet (PDT) e Alexandre Kireeff (PSD). No cenário nacional fala-se também da filiação do ex-jogador e atual senador Romário.
Piên
A rádio Caiçara FM realizou na última semana uma pesquisa no município de Piên e ao final da enquete apresentou aos entrevistados duas perguntas na esfera política. Uma sobre a disputa do governo estadual e outra da presidência da república. O fato relevante foi a indignação da população quando entrou o tema política. Há um claro sentimento de descontentamento e desinteresse das pessoas. Para muitos, isso é preocupante.
Presidente
Já circula nos principais grupos políticos do país a informação de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é o principal articulador da provável candidatura do apresentador Luciano Huck a presidência da República. Na semana passada, inclusive, Huck apagou fotos dele com Aécio Neves (PSDB) e Joesley Batista das suas redes sociais. Depois soltou uma nota dizendo que tinha ficado triste com os fatos envolvendo Aécio mas que defende toda investigação.
Agudos do Sul
O deputado estadual Francisco Bührer (PSDB) participou nesta semana da reunião da câmara de vereadores de Agudos do Sul. O parlamentar aproveitou para apresentar suas principais conquistas em defesa dos municípios da região e lembrou que neste ano está garantindo para a Apae de Agudos a aquisição de um veículo.
Mandirituba
Experiente no meio político e bastante atuante no município, o vereador de Mandirituba, Fernando Teixeira (PC do B), destacou nesta semana o bom desempenho dos atuais legisladores. Segundo ele, embora jovem, todos têm se comprometido com o bom exercício do papel legislativo. Porém, Teixeira disse que a câmara precisa se posicionar em relação a uma melhor estrutura física. Atualmente o legislativo funciona num corredor do teatro municipal. “Não temos a mínima condição de trabalho e atendimento ao público, isso diminui nossa casa” enfatizou.
Campo do Tenente
Os vereadores Fuscão Quege (PPS) e Celso Wenski (PMDB), que já estiveram do mesmo lado quando o primeiro era presidente da câmara e o segundo prefeito de Campo do Tenente, travaram uma intensa disputa de posicionamentos no primeiro quadrimestre do ano no legislativo da cidade. Tiveram discussões ríspidas e até ensaios de acusações. Agora o clima é outro, ambos acenaram com a bandeira branca e a partir dessa semana tudo na paz.
Ponte
Moradores da comunidade rural de Caí de Baixo, na divisa de Quitandinha com Mandirituba, estão comemorando a reforma de uma ponte que liga as duas cidades pela zona rural. As prefeituras de ambos os municípios realizaram a recuperação da ponte de forma conjunta e ainda estão trabalhando para alterar o nível da estrada e resolve problema de alagamento quando ocorrem períodos de chuva.