sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Desemprego cresceu em ritmo menor no ano passado na região

Com saldo positivo, município de Campo do Tenente tem apresentado grande potencial na produção de maçã. Foto: Arquivo/O RegionalO comportamento do emprego na região deu sinais de melhora no ano passado, na comparação com 2015. No entanto, mesmo assim 2016 foi encerrado com saldo negativo de 545 vagas na somatória dos dez municípios do sul da região metropolitana. Ou seja, durante o ano houve mais desligamentos do que admissões. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no início deste ano.

Em 2015, o número de demissões havia sido muito maior do que o de contratações e o saldo havia sido negativamente de 1.143, o que mostra que em 2016 o desemprego cresceu em menor ritmo. O número de municípios com saldo negativo também diminuiu. Em 2015, das dez cidades, nove haviam apresentado déficit de empregos e apenas uma apresentava números positivos. Já no ano passado, seis tiveram queda nos números e quatro apresentaram resultados positivos.

Os quatro municípios com número maior de admissões do que desligamentos em 2016 foram Piên, Contenda, Campo do Tenente e Fazenda Rio Grande. O maior saldo foi de Piên, com 65, seguido de Contenda, que teve um balanço positivo de 43.

Segundo o prefeito pienense Livino Tureck, o município não tem medido esforços no intuito de atrair empresas e incentivar a geração de emprego, com programas como a lei de incentivo e o Distrito Industrial; a prefeitura trabalha para implantar mais uma área para empresas. “Com as políticas públicas neste setor e com todo o esforço da iniciativa privada, Piên tem conseguido manter o nível de empregabilidade e renda”, destaca.

Por outro lado, os piores números do ano passado foram os de Rio Negro, que teve uma diminuição de 472 postos, e da Lapa, com saldo negativo de 83. Analisando-se o histórico do comportamento do emprego na região nos últimos dez anos, apenas Rio Negro tem saldo negativo, com perda de 59 postos; já os melhores números são de Fazenda Rio Grande, com 4.366 vagas a mais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email