Os proprietários de veículos emplacados no Paraná devem ficar atentos ao vencimento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com pagamento entre 20 e 24 de fevereiro, conforme o último número da placa.
Na correspondência enviada pela Secretaria da Fazenda já consta o boleto para o pagamento da segunda cota, que poderá ser paga em qualquer instituição bancária. Nos próximos dias, a pasta enviará uma nova correspondência com os dados da terceira parcela, a qual deve ser quitada entre 20 e 24 de março.
Contribuintes que não efetuaram o pagamento da primeira parcela do IPVA e estão inadimplentes devem obter o boleto com os valores atualizados no site da Secretaria da Fazenda, sendo necessário informar o número do Renavam do veículo. O pagamento poderá ser efetuado utilizando somente o número do Renavam, nos bancos credenciados – Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi. Outra opção restrita aos bancos conveniados é a Guia de Recolhimento do Estado do Paraná, que está disponível no endereço www.fazenda.pr.gov.br.
O Paraná possui 4,36 milhões de veículos tributados e 2,48 milhões não tributados. Em 2017, a frota de veículos tributada no estado reduziu em 0,55%, enquanto a de não tributados cresceu 10,41%, em razão de ano de fabricação ou de isenções legais.