quinta-feira, 9
 de 
maio
 de 
2024

Horário de verão se encerra no domingo

Silvio lamenta o término do horário de verão, já que não poderá trabalhar até mais tarde com as roçadas. Foto: Arquivo/O RegionalEm vigor desde outubro do ano passado, o horário brasileiro de verão chega ao fim neste domingo, a partir da 0h, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde os relógios devem ser atrasados em uma hora.

A medida busca proporcionar economia de energia elétrica, estimulando o aproveitamento da luz natural solar. Porém, a mudança no relógio divide opiniões, pois algumas pessoas preferem o sol se pondo mais cedo, enquanto outras consideram o horário de verão apropriado para a prática de atividades físicas e para a realização de trabalhos em casa.

É o exemplo de Silvio Mariano da Silva, de Agudos do Sul, que considera que com o fim do horário de verão poderá ter prejuízos em seu trabalho de roçadas de grama. “Com o horário de verão, consigo trabalhar até as 19h30, aproveito bastante o tempo. Agora, anoitece mais cedo, rende menos e faturo menos”, afirmou o trabalhador.

Economia – Nos quatro meses de vigência do horário de verão, conforme estimativas da Copel, no sistema elétrico operado pela companhia houve uma redução média de 4,5% na demanda de energia nos fins de tarde, retirando do sistema elétrico 200 megawatts de potência entre 19 e 22 horas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email